Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Funcionários da Casan que...

Funcionários da Casan que atuaram no Rio Grande do Sul são homenageados

Os colaboradores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que se dedicaram por mais de 15 dias para garantir o retorno do abastecimento no Rio Grande do Sul foram homenageados nesta semana em Florianópolis. Ao todo, 11 funcionários receberam placas do presidente Edson Moritz e da Diretoria da Companhia, no auditório da Matriz.

”Essa é uma homenagem singela, mas o trabalho que vocês fizeram é grandioso”, frisou o presidente Moritz. “Podem ter certeza que a impressão digital de todos vocês está lá no apoio prestado aos nossos irmãos gaúchos. Vocês são a ponta firme da Casan e esse espírito serve de inspiração para nós”.

Os colaboradores que receberam a placa são da área técnica de diferentes regiões: Almir Rogério, Heron Lourival, Leonardo Teodoro, João Paulo Viola, Nikolas Guckert Arantes, Willian Baesso, Leandro Delfino, Reginaldo Darabas, Domingos Amilton Brito, Silvano Ramos Nunes e Maicon Dione Clarinda.

Para o operador de equipamento pesado Maicon Dione Clarinda, o trabalho mostrou a resiliência da equipe da Companhia. “O sentimento era de não querer sair até resolver todo o problema principal da falta de água”, explica. “E realmente, a nossa equipe se engajou desde o primeiro momento até a água chegar na torneira das pessoas. O sentimento é de dever cumprido com essa homenagem e a imagem da empresa reconhecida nacionalmente.”

Em seu depoimento, o técnico em mecânica Silvano Ramos Nunes estendeu a homenagem aos outros empregados que colaboraram com o estado vizinho, mesmo distantes. “A gente se sente grato por ter colegas que ficaram desempenhando o nosso trabalho aqui e de todo modo, ajudaram com doações e suporte, dando apoio pra gente”.

Segundo o técnico em mecânica Almir Rogério, o apoio da diretoria e das gerências operacionais foi fundamental para a ação lá. “A situação enfrentada foi muito caótica, mas graças ao apoio conseguimos implantar ações de manutenção bem direcionadas. Foi muito gratificante ver o pessoal comemorando quando o abastecimento voltou e agora nos sentimos honrados com essa homenagem”.

Apoio da Casan no abastecimento

As ações da Casan no Rio Grande do Sul começaram com o envio de uma equipe de eletromecânica de Criciúma para Canoas, no dia 5 de maio. Os funcionários levaram um equipamento de motobomba e mais três bombas de dragagem para reativar a Estação de Tratamento de Água, alagada pelas cheias. A ação foi elogiada pelo prefeito Jairo Jorge nas redes sociais.

Na mesma semana, a Companhia também enviou enviou 152 mil litros de água em caminhões-pipa. A água foi levada com o Exército e com a Prefeitura de Criciúma para a região metropolitana de Porto Alegre, como forma de garantir o abastecimento de forma emergencial nas regiões com tratamento colapsado.

Mas a ação mais duradoura de uma equipe da Casan em solo gaúcho ocorreu na retomada da atividade da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Estação enviava água para o tratamento e colaborava diretamente com o abastecimento de 150 mil pessoas, incluindo o Centro Histórico e cinco hospitais. Com as enchentes, motores foram danificados e a Estação foi alagada.

Graças ao apoio de seis colaboradores e dois caminhões munck, a área foi drenada, equipamentos foram consertados e dois novos motores levados e instalados para recuperar a vazão de água do local. A ação foi feita em colaboração direta com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). O diretor geral do departamento, Maurício Loss, agradeceu nominalmente o apoio logístico e de pessoal da Casan, descrito como “fundamental para que o sistema Moinhos de Vento fosse recuperado”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support