Funcionamento dos escâneres nas unidades prisionais deve começar em um mês
Foto: Divulgação / ADR Joinville
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SJC) concluiu a instalação dos escâneres corporais no Presídio Regional de Joinville e na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto. As 17 pessoas capacitadas para manusear os equipamentos terão os seus nomes cadastrados junto ao Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A operação dos aparelhos começa somente depois de ocorrer à liberação por parte do CNEM. Todos os equipamentos desta natureza no território nacional têm de obter a liberação do funcionamento e o cadastro das pessoas responsáveis junto ao órgão. O controle é necessário devido à emissão de radiação e é um procedimento padrão. De acordo com a SJC, a previsão é que dentro de um mês, aproximadamente, ocorra toda a anuência e o funcionamento dos escâneres.
No Presídio Regional de Joinville, foram treinados oito agentes efetivos e na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto nove terceirizados. No Estado, são 12 equipamentos que irão atender um total de 14 unidades e, onde estão concentrados 60% dos apenados de Santa Catarina. O complexo prisional de Joinville possui 1.380 detentos.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville