Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Frota de pesca artesanal...

Frota de pesca artesanal de Balneário Barra do Sul passa a atender normas marítimas

Para promover a legalização de embarcações de pesca artesanal, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) oficializa nesta quarta-feira, 13, a entrega dos equipamentos aos pescadores participantes do projeto piloto de segurança e navegação. A frota de 26 barcos de Balneário Barra do Sul e um de São Francisco do Sul passa a atender a normas das autoridades marítimas sobre segurança e navegação.

Economicamente, os beneficiados terão maior eficiência na pescaria, devido ao deslocamento com visão do fundo do mar com uso de sonda. Em aspectos ambientais, tende a ocorrer uma redução no número de arrastos e dessa forma minimiza os impactos no fundo do mar. O projeto foi desenvolvido e executado pela Epagri por meio do programa SC Rural com investimento de R$ 197 mil. A solenidade será nesta quarta-feira, 13, às 15h, na Câmara de Vereadores de Balneário Barra do Sul.

Ao longo do ano, os pescadores receberam capacitação em segurança e navegação com apoio da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul e fizeram curso de navegação com utilização do GPS e sonda.

“Para que o pescador fosse beneficiado, foi necessário legalizar o registro geral de pesca deferido, a carteira de habilitação náutica, a nota de produtor rural, a declaração da entidade de classe associada. Somente este ano ocorreram 15 acidentes em Balneário Barra do Sul. Esse fator eleva a importância de que os pescadores equipem seus barcos e utilizem as informações meteorológicas para garantir a segurança”, explica José Eduardo Calcinoni, extensionista da Epagri.

Com a entrega dos equipamentos os barcos passam a contar com: aparelho GPS com sonda e carta náutica, rádio VHF marítimo com antena articulada, bússola invertida, artefatos pirotécnicos, bandeira nacional, extintor de incêndio, boia salva-vidas, bomba de esgotamento, bateria 150 amperes, colete salva-vidas classe V, refletor de radar, luzes de navegação, artefatos pirotécnicos, bomba de porão, rádio VHF náutico, antena VHF, buzina marítima e extintor de incêndio.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville