Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Sistema de Telemedicina e...

Sistema de Telemedicina e Telessaúde ultrapassa marca de 4 milhões de exames

Prestes a completar, em junho, 10 anos de funcionamento, o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde ultrapassou o armazenamento de 4 milhões de exames realizados em todos os municípios do Estado. No mês de abril, o número de eletrocardiogramas atingiu a marca de 1 milhão de exames com laudos médicos.

Foto: Paulo Goeth / SES

>>> Imagens para download na galeria

Com a Telemedicina, estima-se que mais da metade da população vem sendo beneficiada com eletrocardiogramas e teledermatologia por meio das Unidades Básicas de Saúde, bem como análises clínicas e exames radiológicos realizados em hospitais. Além do diagnóstico e encaminhamento dos pacientes, o sistema permite que o número de exames médicos impressos e o deslocamento para realização dos procedimentos tenha um redução considerável. Para isso, conta com o uso da tecnologia e aplicativos para dispositivos móveis.

O Telessaúde, outra modalidade do sistema, disponibiliza videoaulas, webconferências e teleconsultorias aos profissionais de saúde e usuários do sistema.

A Telemedicina nasceu em Santa Catarina em 2005 para facilitar o acesso do cidadão a exames médicos. Assim, criou-se uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos a distância por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente. O sistema foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2007, o Ministério da Saúde criou o Programa Telessaúde Brasil, e Santa Catarina foi um dos nove estados escolhidos para ter um Núcleo de Telessaúde, pois já possuía experiência em Telemedicina e uma cobertura de rede com abrangência em 60 municípios.

Em 2010, Telemedicina e Telessaúde foram integrados, formando o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde. A partir daí, um único sistema oferece laudos a distância de diversas modalidades, acesso dos pacientes aos seus exames, webconferências, teleconsultorias e minicursos a distância.

Mais informações:

http://site.telemedicina.ufsc.br/

Informações adicionais para a imprensa:
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: 48 3221-2354