Fórum vai debater a situação dos Jogos Abertos de Santa Catarina
O futuro dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) será a pauta de um encontro na próxima quarta-feira, dia 21, às 15h, no Auditório da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), na Capital. O fórum visa debater e avaliar com outros segmentos ligados ao desporto catarinense eventuais mudanças no regulamento e na forma de disputa da principal competição de Santa Catarina.
Participarão do encontro representantes de órgãos esportivos, presidentes de federações e das fundações municipais e nomes da imprensa esportiva estadual, entre outros. A ideia de um grande fórum partiu do presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, que explica: quer ouvir todos que ajudaram a construir a história dos JASC antes de qualquer decisão. “Os Jogos Abertos são um patrimônio dos catarinenses, qualquer passo a ser dado precisa ser muito debatido e avaliado. Desde que assumi a Fesporte (em abril), ouvi mais de uma vez que os JASC carecem de um novo modelo, precisam rever conceitos. Estamos abrindo as portas para começarmos a construir isso”, diz Vadinho, que tem a intenção de promover pelo menos quatro encontros desses até o fim do ano, o derradeiro durante os JASC 2013, entre 20 e 30 de novembro, em Blumenau.
Na pauta do encontro estão alguns pontos polêmicos e que há anos geram opiniões distintas no meio esportivo, como a importação de atletas e até mesmo a realização do JASC anualmente. “Já ouvi argumentos de que os JASC deveriam ser a cada dois anos ou até mesmo a cada quatro anos. Por outro lado, há o temor de muita gente de que isso reduziria investimentos municipais. Como eu disse, tudo precisa ser avaliado com muita tranquilidade e embasamento”, reforça Vadinho.
Calendário
O calendário esportivo sob responsabilidade da Fesporte, atualmente sobrecarregado com mais de 400 eventos durante o ano, será outro tema a ser discutido. Dárcio de Saulles, um dos organizadores do fórum e experiente técnico de esporte de rendimento da Fesporte, lembra que qualquer alteração que venha a ser implantada terá valor só a partir de 2014. “Não haveria tempo hábil para mudanças na atual temporada, mas ainda assim é muito importante que possamos discutir o assunto e chegar a um consenso pelo bem do esporte catarinense”, diz.
Agende-se:
– Debate sobre mudanças nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC)
– Quarta-feira, dia 21 de agosto
– 15h
– Auditório da Fesporte (Rua Comandante José Ricardo Nunes, nº 79, Capoeiras)
Rodrigo Braga
Ass. Comunicação Fesporte
48 8802-7742
braga@fesporte.sc.gov.br