Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Fórum discute estruturação dos...

Fórum discute estruturação dos Comitês de Bacia de Santa Catarina

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) participaram, nesta segunda-feira, 2, do primeiro dia de trabalho do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento, que é realizado na sede da Epagri de Araranguá, marca o início da Semana do Meio Ambiente. Coordenado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga com o apoio dos Comitês Araranguá, Tubarão e Tijucas, o tema deste ano é “Operacionalização dos Comitês: desafios estruturais e organizacionais”.

O engenheiro agrônomo, César Seibt, e analista técnico, Vinicius Tavares Constante, ambos da diretoria de Recursos Hídricos da SDS, falaram sobre o estágio atual da liberação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Segundo Constante, algumas questões refletem no repasse dos recursos para a operacionalização dos Comitês. “É preciso verificar alternativas para melhorar o funcionamento neste quesito e é por isso que os Comitês devem trabalhar em conjunto nesse processo, buscando mecanismos para aprimorar a operacionalização”, ressaltou. Seibt abordou a sustentabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas e apresentou o resultado de discussões em grupos de trabalho sobre estudos de instrumentos de gestão.

Para o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o evento mobiliza e fortalece o papel dos Comitês. “Passamos pelas mesmas dificuldades como, por exemplo, no que se refere à falta de agilidade em processos. E hoje, a importância deste Fórum está no fortalecimento dos Comitês e numa mobilização para mudar este cenário”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

O Fórum Catarinense de Comitês continua na noite desta segunda-feira, 2, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Criciúma (ACIC). O palestrante é o diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e ex-prefeito de Rio Claro (SP), Cláudio Di Mauro, que abordará a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial. 

O evento encerra nesta terça-feira, 3, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. A partir das 8h30, será apresentada uma palestra sobre a gestão de conflitos relacionados aos usos do solo e dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas, além dos riscos para segurança alimentar. No período da tarde será realizada a Assembleia Geral dos Comitês Catarinenses de Bacias Hidrográficas, com encaminhamentos para o processo eleitoral do Fórum e a definição de ações na articulação política para gestão de recursos hídricos.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998