Formados grupos de trabalho do projeto São Joaquim Destino Turístico
Uma reunião realizada nesta segunda-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional São Joaquim definiu os grupos de trabalho do projeto São Joaquim Turismo de Destino. Promovido pela Associação “Vinhos Finos de Altitude” e coordenados pelo empresário Vicente Donini, o encontro reuniu cerca de 80 pessoas da sociedade civil organizada, agentes econômicos e autoridades.
Inicialmente foram formados 18 grupos divididos nas seguintes áreas: comunicação visual urbana e rodoviária; empreendedorismo núcleos setoriais; turismo receptivo; hotéis, pousadas, águas termais, restaurantes, churrascarias, lanchonetes e confeitarias; artesanato, arte e cultura; mobilidade urbana; urbanização; acesso às vinícolas e pomares; rotas cênicas; infraestrutura; atração de novos investidores; revitalização da área central; pecuária dos campos de altitude; educação e cultura; aeroporto; entidades de classe; calendário de eventos; e verticalização da cadeia produtiva da maçã.
O projeto apresentado pelo empresário enfatiza que a almejada mudança de cultura prevalente não se impõe, mas é passível de transformação, de forma gradual. Inspirado na trajetória econômica do município, o projeto busca respeito aos princípios e valores da comunidade, à sua história, seu passado, para com o presente, base para desenhar o futuro. “ Tal evolução, para ser sentida, pressupõe pelo menos uma geração – 25 anos – e como tal transcende os planos de governo, pois é um projeto de longo prazo, de São Joaquim de Hoje para a São Joaquim do futuro”, apresentou Donini no projeto.
Na sequência, o Comitê Central fará uma análise a composição dos grupos e fará uma nova reunião para outros encaminhamentos. O foco do trabalho dos grupos é duplicar o PIB de São Joaquim, que atualmente é de R$ 350 milhões.
{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}