Formação continuada aborda a proposta curricular e atividades práticas no planejamento de aulas
Buscando articular a proposta curricular de Santa Catarina ao projeto político pedagógico das escolas, a Agência Regional de Seara realizou a terceira etapa da capacitação de 80 professores nesta quarta-feira, 21. O curso foi dividido em três eixos do conhecimento focados no planejamento interdisciplinar.
A integradora de ensino fundamental, Marilei Maisa Furlanetto Wronski, explica que em um primeiro momento, os professores conheceram e discutiram a proposta curricular que, aliada a Base Nacional Comum, precisa estar inserida no projeto político pedagógico das escolas. Em seguida os educadores desenvolveram atividades em sala de aulas, que culminaram com a etapa atual.
O professor de geografia da UFFS, Willian Simões, coordenou o eixo de Humanas, que envolve as disciplinas de geografia, história, filosofia, sociologia e ensino religioso. “Nosso enfoque é o planejamento coletivo entre as disciplinas para aprimorar, sincronizar e ao mesmo tempo dinamizar o processo educacional. O principal desafio é como organizar o conhecimento na educação básica integrando a comunidade regional, o conteúdo, um percurso formativo que seja dinâmico e que vá pra além da memorização. Um planejamento que potencialize o pensamento crítico e formação humana integral do aluno”, destacou.
Nos eixos da matemática e ciências da natureza, o professor e gestor Marcelo Henrich trabalhou o planejamento de aulas práticas. “A parte prática é muito importante para motivar aluno e despertar a curiosidade. Mas é preciso atrelar a aula prática à realidade do aluno, sempre solicitar registro das atividades e questionar os alunos durante as atividades. Um bom exemplo é a criação de vídeos explicativos com a participação dos alunos”, aponta. Também foi realizada uma etapa de troca de experiências com atividades exitosas em sala de aula.
{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text} {readmore}{/article}