Forças-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizam treinamento em Florianópolis
Sete Forças-Tarefa (FTs) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se reuniram em Florianópolis nesta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro, para um exercício de certificação de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE).
A ação marcou o aniversário de um ano da enchente em Rio do Sul, ocasião em que o trabalho das equipes das FTs foi essencial.
Participam equipes de toda a 1ª Região de Bombeiro Militar (RBM), representando os batalhões de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Itajaí e Tubarão. Cada FT é composta por quatro bombeiros militares, totalizando 28 profissionais.
O exercício foi dividido em diferentes etapas, desde a chegada das equipes a Florianópolis, onde os equipamentos foram verificados, até o exercício prático, que ocorreu à tarde, nas Baías Norte e Sul da Ilha.
O treinamento foi focado no uso de embarcações a motor, sendo este um dos equipamentos mais utilizados nas últimas ocorrências envolvendo desastres naturais e hidrológicos.
O major Marcelo Della Giustina da Silva, presidente da Coordenadoria de Força-Tarefa do CBMSC, destaca que por meio deste treinamento é possível avaliar as capacidades logísticas e de deslocamento, identificar dificuldades enfrentadas em ocorrências reais e realizar alterações nos protocolos:
SONORA
Na parte prática, foi realizado um simulado de rompimento de uma represa, em que uma cidade estaria alagada. As sete equipes deveriam realizar o resgate de 14 vítimas em situação de perigo, de forma técnica e ágil.
Para o cabo Macedo, que já participou de diversas missões no estado e fora dele, como no Rio Grande do Sul, o treinamento é essencial para não perder a habilidade:
SONORA
Além da parte prática, os bombeiros militares também participam de reuniões técnicas e de avaliação.
O encerramento, nesta terça-feira, foi marcado pela parte pedagógica, com palestras sobre hidrologia e a formação histórica das Forças-Tarefa do CBMSC.