Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Forças de segurança se...

Forças de segurança se reúnem com o Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Fiesc

(Fotos: Filipe Scotti/Divulgação FIESC)

O Comitê da Indústria de Defesa (Comdefesa) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) recebeu as forças de segurança de Santa Catarina em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 22. Foram apresentadas as demandas da área e abordados temas como inovação, tecnologia e segurança nas escolas.

O encontro aconteceu na sede da Fiesc, em Florianópolis, e integrantes também puderam acompanhar de forma online. Participaram a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e as forças de segurança do Estado, além das forças Armadas e empresários.

Na abertura, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a segurança pública catarinense realiza um trabalho exemplar, sendo Santa Catarina o Estado mais seguro do país. Para tanto, completou o presidente, se faz necessário discutir ainda mais a segurança pública, com ações continuadas, a fim de evitar a zona de conforto.

O papel do Comdefesa, ao tratar assuntos relevantes de aproximação entre a indústria de SC e as forças militares e as forças auxiliares, foi destacado pelo presidente do Comdefesa, Cesar Augusto Olsen. Os participantes também assistiram a um vídeo do Expo Defense 2024, Inovação e Tecnologia, que será realizado de 16 a 17 de maio do ano que vem em Florianópolis.

Segurança nas Escolas

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato, apresentou o “Plano de Comando 360 da Corporação e como a indústria pode colaborar para a preservação da Ordem Pública”. O comandante-geral abordou questões relacionadas ao planejamento estratégico da corporação para os próximos dez anos e também o tema segurança nas escolas, trazendo a importância da prevenção, treinamento, capacitação e planos de emergência. Este ano, citou o comandante-geral, já receberam treinamento pela PMSC 58 mil profissionais, entre professores, diretores e coordenadores.

A Universidade da Polícia Rodoviária Federal (UNIPRF) no sistema de segurança pública e as possibilidades para a indústria de SC: pesquisa, desenvolvimento e inovação foram temas da segunda apresentação feita por Diego Fernandes Brandão, diretor da Universidade da Polícia Rodoviária Federal (UNIPRF).

Para o secretário-adjunto da Segurança Pública, Freibergue Rubem do Nascimento, que participou da reunião, o Comdefesa exerce papel primordial de aproximação entre a Indústria de Santa Catarina e as Forças, promovendo a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa como segmento estratégico para Santa Catarina.

“A participação da segurança pública no Comdefesa tem a finalidade de apresentar ao mundo empresarial nacional, no caso específico de Santa Catarina, as suas necessidades, com o objetivo de privilegiar a aplicação de recursos na economia local. A reunião de hoje permitiu um conhecimento mútuo e atingiu o objetivo de estreitar mais o setor produtivo catarinense às forças policiais que compõem a Secretaria de Segurança Pública”, destacou o secretário-adjunto.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts