Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Forças de Segurança de...

Forças de Segurança de SC levam conhecimentos e experiências de avanços na área para o Summit Cidades

Fotos: Divulgação / Summit Cidades

As Forças de Segurança de Santa Catarina levaram conhecimento e experiências de suas instituições no Summit Cidades 2024, que começou na segunda-feira, 24, no CentroSul, em Florianópolis. Além de destaque nacional em indicadores criminais, o Estado também possui reconhecimento por avanços, expertise e gestão em temas relacionados à segurança pública e à excelência dos serviços prestados.

Dedicado aos municípios catarinenses, o Summit Cidades 2024 tem participação importante do Governo do Estado, por meio de Secretarias de Estado e órgãos. O objetivo é debater e difundir pontos relacionados, por exemplo, ao aspecto da governança pública e tecnologia em prol do desenvolvimento das cidades inteligentes.

Os comandos das Polícias Civil, Militar e Científica e integrantes das instituições ministraram palestras ao público formado por representantes de cidades, gestores públicos, empresários, profissionais liberais, prefeitos e vereadores.

Entre os assuntos abordados pelas Forças de Segurança de SC, destaque para transformação e atuação digital, apuração e prevenção a crimes cibernéticos, ordem pública, integração e aprimoramento dos modelos de gestão e políticas públicas para reduzir os índices de violência, além da própria importância das corporações policiais para as cidades.

A “Investigação e prevenção de crimes cibernéticos” foi o tema da apresentação realizada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, na segunda-feira. “Discutimos temáticas atinentes à cibersegurança, em especial à proteção de dados, investigações e todo o investimento do governo de Santa Catarina em ações para combater crimes. Falamos da nossa gerência de Tecnologia e Inovação que tem produzido softwares e desenvolvido sistemas, da nossa gerência de Contrainteligência, da criação do ciberlab que investiga cibercrimes, da nossa delegacia de Defraudações, da criação das Delegacias de Combate a Estelionatos nas três maiores cidades do Estado e da série de ações que estão sendo realizadas”, assinalou o delegado-geral.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, discorreu sobre “A Polícia Militar de Santa Catarina: Ordem Pública 5.0”, também na segunda-feira.

“A Polícia Militar de Santa Catarina está dividida em 12 comandos regionais e tem como missão garantir a ausência do medo, o risco real e o sentimento de risco de crime, buscando a paz social. Isso é ordem pública! E, para isso acontecer, estamos buscando a melhoria de todos os processos, administrativos e operacionais, visando a ordem pública 5.0!”, ressaltou o comandante-geral.

Nesta terça-feira, 25, foi a vez da perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, proferir a palestra com o tema “A importância da Polícia Cientifica para as Cidades”. “Uma honra participar do Summit Cidades para falar sobre um tema tão crucial: a importância da Polícia Científica para nossas cidades. Desde 01/01/2023 a Polícia Cientifica de SC já emitiu mais de 1 milhão de documentos de identidade e 200 mil laudos periciais. Apresentei informações da Carteira de Identidade Nacional e os benefícios de se ter um sistema de identificação civil seguro e universal como garantia dos direitos fundamentais, além de algumas tecnologias usadas pela PCISC na análise de vestígios relacionados a crimes e a importância de uma perícia eficiente para o aumento da segurança das nossas cidades”, ilustrou a perita-geral.

Secretário de Segurança Pública elogia participação em prol das cidades

“A participação das forças de Segurança é extremamente importante dentro da linha do governador Jorginho Mello, de um governo municipalista, e que valoriza os municípios. Então, apoiamos e colaboramos com o evento contribuindo com a expertise para que os participantes possam repercutir as informações nas suas respectivas cidades”, destaca o secretário adjunto que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), coronel Flávio Graff.

A Polícia Civil de SC também ministrou a palestra “Gestão de cidades inteligentes na perspectiva da parceria com a Polícia Civil”, por meio do diretor de Inteligência da PCSC, delegado de polícia Gustavo Madeira da Silveira, da agente de Polícia Civil, Rafaela Amaro Nascimento e da Escrivã de Polícia Civil, Rafaela Giuliani Hahn, e com a apresentação “Inovações da Nova Lei de Licitações no âmbito da Polícia Civil/SC”, com os delegado de polícia Gustavo Oliveira Altemar e Thiago Nogueira e o agente de polícia Estevão Della Rocca.

Nesta quarta-feira, 26, a Polícia Científica de SC também estará no Summit Cidades 2024 com a palestra “Protocolo de DVI”, com o Perito Odontolegista Paulo Eduardo Miamoto Dias.

O evento

O Summit Cidades, que acontece até esta quarta-feira, 26, é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo (Cincatarina) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

A programação inclui feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos abordando temas como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações,

:: Mais informações sobre o evento aqui

Assessoria de Comunicação
Diogo Vargas
(48) 3665-8183
(48) 3665-8393
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support