Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Força-tarefa demonstra inovações para...

Força-tarefa demonstra inovações para a Lagoa da Conceição

Resultados de 20 pesquisas direcionadas à melhoria do ambiente da Lagoa da Conceição serão apresentados na segunda e na terça-feira da próxima semana (18 e 19/3) na unidade da CASAN no Estreito, em Florianópolis. A força-tarefa foi formada após o acidente com a Lagoa de Evapoinfiltração do Sistema de Esgoto da Lagoa da Conceição.

Os estudos são desenvolvidos por grupos de pesquisa da UFSC e têm financiamento do Governo do Estado, por meio da CASAN e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). Parte dos trabalhos é contratada via  Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).

O monitoramento de parasitos de veiculação hídrica e microplástico, além da avaliação toxicológica das possíveis fontes de poluição da Lagoa de Conceição são apenas dois exemplos de estudos em andamento. A recuperação da vegetação de restinga e a avaliação da presença e diversidade do “mirtilo-brasileiro”, pequeno fruto presente na vegetação de dunas, são outros projetos que terão resultados apresentados.

Projeto Recupera Restinga está entre os trabalhos que terão resultados apresentados
Projeto ´Avaliação toxicológica das possíveis fontes de poluição da Lagoa de Conceição: ETEs e valas de drenagem do Parque Estadual do Rio Vermelho`
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support