Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Força, esperança e superação:...

Força, esperança e superação: Governo do Estado homenageia mulheres em vídeo

Arte: Sal Santos/Secom

A força, a esperança, a persistência e a superação. Atributos importantes no trabalho, nos estudos e na vida familiar são destacados na mensagem em vídeo divulgada nas redes sociais e compartilhado em grupos de WhatsApp. Foi a forma simples, mas cheia de significado, que o Governo de Santa Catarina encontrou para homenagear as mais de 3,6 milhões de mulheres catarinenses. Além de enaltecer todas essas qualidades, o vídeo encerra com a conclusão de que não é à toa que as palavras que as descrevem sejam todas femininas.

>> Assista ao vídeo

Elas são mais da metade da população do estado. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há aproximadamente 55 mil mulheres a mais que homens em Santa Catarina, diferença que tende a aumentar nas próximas décadas.

A importância delas nos lares e na economia é revelada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). De acordo com o levantamento, as famílias catarinenses que tinham uma mulher como principal responsável eram 23,5% em 2006 e passaram a ser 32,7% em 2015, ano mais recente do estudo. Isso significa que há mais de 820 mil casas em que a principal referência da família é feminina de acordo com os entrevistados.

No Governo de Santa Catarina, as mulheres também ocupam posição de destaque. Além da vice-governadora Daniela Reinehr, a administração também conta com a secretária de Desenvolvimento Social (Maria Elisa da Silveira De Caro), procuradora-geral do Estado (Célia Iraci da Cunha), presidente da Casan (Roberta Maas dos Anjos), presidente da Santur (Flavia Didomenico), presidente da Fundação Catarinense de Cultura (Ana Lúcia Coutinho), defensora pública-geral (Ana Carolina Dihl Cavalin), presidente da Epagri (Edilene Steinwandter) e diretora do Detran (Sandra Mara Pereira).

Leia também:

Estado promove encontro sobre prevenção à violência doméstica e feminicídio e saúde mental da mulher

#NadaJustifica: campanha visa combate à violência contra mulheres

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support