Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Força, esperança e superação:...

Força, esperança e superação: Governo do Estado homenageia mulheres em vídeo

Arte: Sal Santos/Secom

A força, a esperança, a persistência e a superação. Atributos importantes no trabalho, nos estudos e na vida familiar são destacados na mensagem em vídeo divulgada nas redes sociais e compartilhado em grupos de WhatsApp. Foi a forma simples, mas cheia de significado, que o Governo de Santa Catarina encontrou para homenagear as mais de 3,6 milhões de mulheres catarinenses. Além de enaltecer todas essas qualidades, o vídeo encerra com a conclusão de que não é à toa que as palavras que as descrevem sejam todas femininas.

>> Assista ao vídeo

Elas são mais da metade da população do estado. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há aproximadamente 55 mil mulheres a mais que homens em Santa Catarina, diferença que tende a aumentar nas próximas décadas.

A importância delas nos lares e na economia é revelada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). De acordo com o levantamento, as famílias catarinenses que tinham uma mulher como principal responsável eram 23,5% em 2006 e passaram a ser 32,7% em 2015, ano mais recente do estudo. Isso significa que há mais de 820 mil casas em que a principal referência da família é feminina de acordo com os entrevistados.

No Governo de Santa Catarina, as mulheres também ocupam posição de destaque. Além da vice-governadora Daniela Reinehr, a administração também conta com a secretária de Desenvolvimento Social (Maria Elisa da Silveira De Caro), procuradora-geral do Estado (Célia Iraci da Cunha), presidente da Casan (Roberta Maas dos Anjos), presidente da Santur (Flavia Didomenico), presidente da Fundação Catarinense de Cultura (Ana Lúcia Coutinho), defensora pública-geral (Ana Carolina Dihl Cavalin), presidente da Epagri (Edilene Steinwandter) e diretora do Detran (Sandra Mara Pereira).

Leia também:

Estado promove encontro sobre prevenção à violência doméstica e feminicídio e saúde mental da mulher

#NadaJustifica: campanha visa combate à violência contra mulheres