Florianópolis deverá ter 75% de cobertura de esgoto
Em meio à assinatura de ampliação do Programa se Liga na Rede, o presidente da Casan, Valter Gallina, anunciou que Florianópolis deverá alcançar 75% de cobertura de esgoto até o final do primeiro semestre de 2016. A ampliação da rede coletora de esgoto colocará a cidade catarinense atrás apenas do Distrito Federal entre as capitais brasileiras.
Foto: Neiva Daltrozo/Casan
A revelação do número previsto para o ano que vem foi feita em meio à cerimônia de assinatura do convênio do Programa Floripa Se Liga na Rede para os próximos quatro anos, ocorrida no final da tarde desta quinta-feira, 25, junto ao gabinete do prefeito Cesar Souza Junior. O ato foi prestigiado por vereadores, secretários municipais e representantes de entidades como a Associação Comercial e Industrial (Acif).
Iniciado em outubro de 2013, o Floripa Se Liga na Rede já realizou 23 mil vistorias na cidade – 13 mil das quais estavam irregulares. Com o novo aporte, de mais R$ 1,2 milhão por ano, a Prefeitura e a Casan acreditam que será possível vistoriar mais 30 mil imóveis na cidade. O objetivo das vistorias é incentivar que os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais se liguem corretamente à rede pública de esgoto, que hoje já abrange 53% do município.
Gallina revelou que a parte continental de Florianópolis terá 100% de cobertura. “Saneamento dá transtorno durante as obras e sai caro. Mas a incomodação é temporária enquanto os benefícios são permanentes”, lembrou o presidente da Casan.
O prefeito aproveitou a assinatura de ampliação do Programa para solicitar que a cidade repense sobre as dificuldades imputadas diariamente aos órgãos públicos que necessitam realizar obras. Cesar citou as liminares que cassam, por exemplo, as licenças ambientais de obras como as Estações de Tratamento de Esgoto, que precisam ser erguidas para a qualidade de vida da própria população.
O prefeito lembrou que o Programa não foi criado para punir e multar, mas para alertar e conscientizar. “Quando lançamos o Se Liga na Rede, lá em 2013, me assopraram para não fazer, pois a população se voltaria contra”, confessou. “Quer nada. Hoje todos estão se conscientizando de que é um programa que protege a saúde da população de Florianópolis e a dos visitantes”.
O secretário municipal de Habitação e Saneamento, Domingos Zancanaro, disse que o Se Liga na Rede veio para ficar. “É uma ação contínua”, afirmou ao agradecer à Casan pela parceria. Zancanaro disse que entre as perspectivas para esta nova etapa do Floripa Se Liga na Rede está o aperfeiçoamento do sistema de informações e a gestão destes dados.
Informações adicionais para a imprensa:
Ricardo Stefanelli
Assessoria de Comunicação
Presidência da Casan
E-mail: ristefanelli@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5034 / 99136-9345
www.casan.com.br