Florianópolis realiza ações para marcar Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais
Neste sábado, 26, será o Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra a Hepatite B em Santa Catarina. Para marcar a data, atividades serão realizadas no Parque de Coqueiros, das 9 às 17h, em Florianópolis. A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal de Florianópolis.
Estas atividades fazem parte da Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais e do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Viras, comemorado na próxima segunda-feira, 28, além de servir para alertar a sociedade sobre a importância da doença. Junto com a vacinação serão disponibilizados testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, aconselhamentos pré e pós-teste e, quando necessário, notificação e encaminhamento para atendimento na rede pública de saúde.
Os técnicos da Gerência de Vigilância das DST/Aids e Hepatites Virais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) irão realizar os testes. Profissionais de Saúde estarão orientando a população sobre prevenção e cuidados em relação às hepatites além de distribuir materiais informativos.
Para as crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.
Nas crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.
“Será uma oportunidade para aqueles que nunca tomaram a vacina garantir, com as três doses, a proteção contra a doença. Só em 2013 1.400 casos novos de Hepatite B foram diagnosticados em todo o Estado, com o registro de mais de 500 óbitos por causas relacionadas a hepatites viras, como cirrose hepática e câncer de fígado”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário.
A campanha de vacinação contra hepatite B será realizada em todos os municípios do Estado, onde também estão disponíveis os testes rápidos de hepatite B e C, além dos profissionais de saúde dar orientações sobre medidas de prevenção e tratamento.
>>> Leia mais
Campanha de Vacinação contra Hepatite B começa neste sábado
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065