Florianópolis promove 248ª Procissão do Senhor dos Passos
O governador Raimundo Colombo participou na tarde deste domingo, 6, da tradicional Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em Florianópolis.
Partindo da Catedral Metropolitana, a comunidade seguiu em caminhada pelo Centro, em meio à celebração com orações e músicas religiosas. Novamente em frente à Catedral, o arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, realizou uma pregação para os fiéis que lotaram a praça. Em seguida, as imagens foram levadas em procissão até a Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade.
“Essa procissão é uma demonstração muito forte e bonita de fé e tem uma energia muito grande sobre todos nós. É também uma forma de valorizar nossa história, nossa memória. A minha formação é muito religiosa, durante toda essa caminhada, lembro dos meus pais e dos seus ensinamentos. Vamos refletindo sobre os nossos valores e sobre a presença da fé em nossa vida”, destacou o governador Colombo.
Foto: Neiva Daltrozo/Secom
História
Há 247 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro de Florianópolis como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino à cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. A vinda por engano da escultura que retrata o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção.
Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004, e está com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Imagem
A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas e representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a cruz amparada no ombro esquerdo. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos.
Após a procissão, a imagem original fica exposta durante todo o ano na Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade, localizado na Rua Menino Deus, 376, no Centro de Florianópolis. Mais informações: (48) 3221-7500.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC