Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Florianópolis ganha novo programa...

Florianópolis ganha novo programa Trato pelo Saneamento no Dia Mundial da Água

Fotos: Divulgação / Casan

A Casan e a Prefeitura de Florianópolis lançaram nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, o Trato Pela Costa Norte. O novo programa é um presente para a cidade que completa 351 anos neste sábado. O objetivo do trabalho com foco na Bacia da Lagoa das Docas e praias do Norte da Ilha é a identificação de focos de poluição por descarte irregular de esgoto, colaborando com a melhoria da balneabilidade, qualidade ambiental da região e conservação do Aquífero dos Ingleses.

“Agradecemos esse presente de 351 anos que a Casan dá para Florianópolis, pois é uma ação fundamental para nossa cidade turística. Já tivemos uma melhoria significativa da balneabilidade na última temporada e o esforço de fiscalização e educação ambiental vai continuar com esse novo programa”, disse o secretário de Meio Ambiente de Florianópolis, Eduardo Sardá.

“Saneamento não se faz apenas com obras, mas com responsabilidades compartilhadas entre poder público e sociedade”, reforçou o superintendente de Saneamento Básico da Capital, Bruno Vieira. O presidente da Casan, Edson Moritz, agradeceu a presença de representantes de associações de moradores de Canasvieiras, Ingleses e Rio Vermelho no encontro, destacando a importância do trabalho conjunto. “Será mais um trabalho da Casan em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e com a população para melhoria contínua da balneabilidade, do saneamento e do desenvolvimento sustentável de nossa cidade”, ressaltou.

O novo projeto vai seguir o modelo dos bem-sucedidos Floripa Se Liga na Rede, Trato pelo Capivari e Trato pela Lagoa da Conceição. A Casan também possui Tratos pelo Saneamento em São José, Laguna, Criciúma e Chapecó. Estão previstas aproximadamente 7 mil vistorias durante um ano de execução. As equipes técnicas fiscalizarão os imóveis, verificando se estão devidamente conectados à rede de coleta da Casan, Dessa forma, será também possível identificar ligações clandestinas de esgoto no ambiente e em redes de drenagem. As fiscalizações ainda ajudarão a verificar se a água da chuva que escoa em calhas e ralos está direcionada para o sistema de esgoto, infração que compromete todo o funcionamento da infraestrutura operada pela Companhia.

“O diálogo com a comunidade, em ações de educação ambiental, é outra meta do programa, pois precisamos continuar trabalhando a mensagem de que a balneabilidade de nossas praias e a qualidade ambiental em nossa cidade depende de todos!”, complementa o chefe da agência Florianópolis da Casan e gestor do Trato pelo Costa Norte, Francisco Pimentel. Um dos diferenciais do programa será a atuação em áreas não atendidas por rede de coleta de esgoto, com o objetivo de mapear e diagnosticar a situação do saneamento e obter uma base técnica para a tomada de decisão sobre futuras expansões na Região Norte da Ilha.

Saiba mais

TRATO PELA COSTA NORTE

ÁREA DE ATUAÇÃO:  Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia da Daniela, Praia do Forte, entre outros da Costa Norte de Florianópolis

OBJETIVO: Identificar focos de poluição por descarte irregular de esgoto e melhorar a qualidade ambiental da região

ABRANGÊNCIA:  7 mil vistorias durante um ano de execução no Norte da Ilha    

DIFERENCIAL: Orientação técnica gratuita, com atuação também em áreas não atendidas por rede coletora de esgoto, com o objetivo de mapear e diagnosticar a situação do saneamento

ESTRATÉGIA: Envolver e sensibilizar a comunidade e diferentes instituições sobre a responsabilidade de cada um na qualidade ambiental.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support