Florianópolis: CASAN implanta rede de esgoto em novos trechos do João Paulo e Itacorubi
Foto: Acervo CASAN
A CASAN e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do programa Pacto pelo Saneamento, avançam na implantação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Itacorubi. Esta semana foi iniciado um novo trecho de assentamento de rede coletora de esgoto na Rua José Nazareno Coelho, no João Paulo. Também está na agenda de trabalhos um novo trecho de obras no Itacorubi, na servidão Manoel Libânio da Costa.
A Companhia e a PMF atuam em outras quatro frentes para acelerar a instalação da infraestrutura sanitária. As equipes trabalham com a implantação de rede nas ruas São Miguel, no bairro João Paulo, e Servidão Almeida, no Monte Verde. Há ainda trabalhos de recomposição de lajotas na Servidão Ponta do Goulart e Rua São Miguel, ambas no João Paulo. O serviço de repavimentação é executado após o assentamento do solo, que pode variar de 15 a até 21 dias depois da instalação das tubulações.
Durante a execução do trabalho, é necessário fazer a interdição dos trechos para abertura de valas e posicionamento de equipamentos, por isso, em servidões e locais de vias estreitas, o trânsito precisa ser bloqueado para a passagem de veículos. O bloqueio acontece durante o período das 7h às 17h e os acessos serão liberados após a jornada de trabalho. Em ruas maiores, o trânsito pode seguir em meia pista. A Companhia orienta atenção dos condutores para sinalização nos locais de intervenções. Bloqueios e desvios estarão devidamente sinalizados com placas instaladas próximas aos locais de obra.
As obras de implantação do SES Saco Grande-Monte Verde têm investimento de R$119,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Ligações não estão autorizadas
Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.
Dúvidas e informações
A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de whatsapp (48) 991545691.