Flor do Sertão é sede de encontro do Conselho de Desenvolvimento Regional de Maravilha
Nesta sexta-feira, 29, o município de Flor do Sertão recebeu a 119ª assembleia geral ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha. Entre os temas abordados na reunião estiveram as Ações da Câmara Temática de Agricultura, Pecuária e Pesca do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina e a apresentação dos serviços oferecidos pela Gerência de Saúde da SDR de Maravilha.
O coordenador regional do Sebrae de São Miguel do Oeste, Udo Trennepohl, comentou sobre as ações do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), o qual foi elaborado sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Sebrae, em 2012, dando ênfase para as ações da agricultura. Segundo ele há a necessidade de planejamento das ações municipais, e ainda a importância de realizar capacitações das lideranças para fomentar os investimentos no interior do Estado.
“As câmaras temáticas têm o objetivo de realizar estudos e elaborar projetos para a região fronteiriça cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas pelo PDIF/SC. As câmaras temáticas são fundamentais para apoiar as decisões estratégicas na faixa de fronteira do Estado”, lembrou Trennepohl.
Na sequência os conselheiros puderam conhecer quais trabalhos são desenvolvidos na Gerência de Saúde, onde a equipe, composta pela gerente Zenaide Borre Kunrath; farmacêutica Simone Roberta Orlandi; enfermeira Kaciane Boff Bauermann e técnicas em enfermagem Lúcia Fuzinatto e Cristiane Decesaro, apresentou dados relevantes dos atendimentos realizados nos municípios pertencentes à SDR Maravilha.
Entre as ações desenvolvidas pela Regional está a implantação, implementação e assessoria aos municípios nos diversos programas vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e ao Ministério da Saúde; encaminhamento de pacientes a outras unidades de saúde para realizar tratamento médico, consultas, exames, procedimentos, intervenções cirúrgicas; dispensação de medicamentos e atendimento a pacientes que recebem medicamentos através de ação judicial, normalmente de alto custo, que não constam em nenhum programa do Governo Federal ou Estadual; atenção à saúde da pessoa com ostoma intestinal, urinário e com fístulas cutâneas através do Serviço Estadual de Atenção aos Ostomizados da SES e o Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar.
Projetos
Na ocasião foram aprovados projetos nas áreas da Agricultura e Infraestrutura para os municípios de abrangência da Regional. Os projetos encaminhados para votação nos Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDR) devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências.
A partir disso, é possível buscar a verba necessária junto às secretarias setoriais. Após esta etapa, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) para que seja incluído no orçamento da secretaria. Apenas nessas condições o projeto deve ser encaminhado para a pauta da reunião mensal do CDR, caso contrário, mesmo que seja aprovado, não terá recursos garantidos para sua execução.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532