Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Flâmula dos 190 anos...

Flâmula dos 190 anos da Polícia Militar inicia jornada simbólica pelo Estado

Fotos: Paulo Henrique Santana CCS/PMSC

As comemorações dos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) começaram com um momento histórico. Nesta segunda-feira, 13, em Dionísio Cerqueira, foi realizada a cerimônia de entrega da flâmula, dando início a uma jornada que percorrerá todo o estado, levando o legado e a história da corporação.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, entregou a flâmula ao major Everton Carlos Roncáglio, que está respondendo pelo comando do 36º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron). A cerimônia começou na sede do batalhão e seguiu por um trajeto simbólico pelas vias da cidade, onde a flâmula passou pelas mãos de policiais militares, representantes da linha de frente da corporação, e, foi entregue para um policial veterano mais antigo do batalhão.

O ponto alto da passagem ocorreu na marca das três fronteiras, local que simboliza a união entre países e Estados: Brasil e Argentina, Santa Catarina, Paraná e Misiones. Nesse momento, um policial de cada corporação recebeu a flâmula, reforçando a cooperação internacional e regional. Após o ato, a flâmula seguirá para São Miguel do Oeste e continuará sua jornada até 5 de maio, passando pelos Grandes Comandos (Comandos Regionais), batalhões de área, unidades especializadas e Colégios Militares, percorrendo o estado até chegar à Capital.

O significado da flâmula – Mais do que um símbolo, a flâmula carrega o legado da corporação, inspirando gerações de policiais militares. Sua passagem pelas unidades reforça o compromisso com a ordem pública e celebra a dedicação e a coragem dos integrantes da PMSC em sua missão de servir à sociedade catarinense. Hoje, nas forças armadas, as flâmulas têm a função de identificar unidades e subunidades, sendo exibidas com orgulho em desfiles, marchas, revistas e formaturas, reforçando a identidade e o legado militar.

O comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato, destacou a relevância do ato “é uma ocasião para homenagear aqueles que dedicam suas vidas à proteção dos cidadãos e para renovar o compromisso com a excelência no serviço. Essa cerimônia não só fortalece o espírito de corpo, mas também é um poderoso ato de conexão entre o passado, o presente e o futuro da Polícia Militar de Santa Catarina, perpetuando seus valores e tradições através dos tempos”.

Novas viaturas – Além da entrega simbólica da flâmula, a solenidade contou com a entrega de novos veículos para a corporação, reforçando a estrutura operacional da unidade: uma Chevrolet Trailblazer com blindagem tipo escudo, uma Chevrolet S10 e um guincho Mercedes-Benz Acello para Dionísio Cerqueira, e duas viaturas Chevrolet Trailblazer com blindagem tipo escudo para São Miguel do Oeste. Os investimentos somam mais de um milhão de reais, reforçando a estrutura operacional das unidades.

Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o comandante do 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, autoridades argentinas, policiais militares do Paraná e Santa Catarina (da ativa e veteranos), além de convidados e membros da imprensa.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PMSC

Marcelo Passamai - Assessoria de Comunicação Social - Centro de Comunicação Social - PMSC

Ver todos os posts