Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Fila Zero para pacientes...

Fila Zero para pacientes com câncer infantojuvenil: prioridade no acesso ao tratamento em Santa Catarina

Nesta quinta, 15, é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.

A data serve para reforçar os principais sinais e sintomas que podem indicar um câncer infantil e para ressaltar a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) projeta a ocorrência de cerca de 7.930 casos entre 2023 e 2025, sendo a região Sul a mais impactada.

Em Santa Catarina, o foco é garantir aos pacientes acesso rápido ao diagnóstico e tratamento.

No estado, as crianças são encaminhadas aos serviços de referência, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria (HJAF), em Joinville.

A chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil, Ana Paula Winneschhofer, enfatiza que em Santa Catarina não existe fila de espera para o tratamento do câncer infantil, que ocorre imediatamente.

Ela também ressalta a importância do diagnóstico precoce e explica os principais sintomas recorrentes que devem ser observados:

SONORA

Além do diagnóstico precoce e tratamento eficaz, a prevenção também é fundamental, com destaque para a importância de manter as vacinas em dia, com destaque para as contra a hepatite e HPV que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support