FGV certifica tecnologia da Epagri como ferramenta para redução de riscos climáticos na agricultura familiar
Descrição do áudio:
A Fundação Getúlio Vargas certifica o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, desenvolvido pela Epagri, como uma tecnologia que contribui para redução de riscos climáticos na agricultura familiar. A entrega da certificação será nesta terça, dia 28, na Escola de Agroecologia de Parelheiros, na capital paulista.
O Sistema de Plantio Direto foi desenvolvido para transição da agricultura convencional para a agroecológica. A tecnologia, que já está difundida por 4 mil hectares de Santa Catarina, permite reduzir o uso de agrotóxicos e adubos altamente solúveis até eliminá-los das lavouras, como explica o extensionista da Epagri, Marcelo Zanella:
SONORA
Com a técnica o agricultor gasta, em média, 50% menos na produção de hortaliças.Também há redução em média de 80% no uso de água para irrigação, pois aumenta o nível de absorção do solo. A melhoria na qualidade das plantas reduz as perdas na colheita em 35%.
O evento faz parte do projeto Cinturão + Verde, que trata da mudança do clima e abastecimento de grandes centros urbanos, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças foi uma das sete experiências selecionadas em todo o Brasil, para identificar soluções com potencial de escala e que possam ser replicáveis na agricultura.
Duração: 1 min e 58 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com