Festival paradesportivo inédito reúne APAEs de toda SC e conta com a presença do governador
Foto: Ricardo Trida / SECOM
Neste sábado, dia 19 de agosto, o município de Rio do Sul recebe o 1º Festival Paradesportivo das APAEs de Santa Catarina. O evento esportivo reúne mais de 800 participantes de todo o estado em disputas nas modalidades de corrida rústica e torneio de dominó.
O Festival é organizado pela Federação das APAEs de Santa Catarina (Feapaes-SC) e pela APAE de Rio do Sul, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte).
O governador Jorginho Mello prestigiou a competição esportiva e fez a entrega de medalhas aos atletas:
“Tô muito feliz em participar dessa competição tão importantes para esses atletas. Todos aqui já são campeões e merecem nosso apoio em tudo. A APAE tem um papel fundamental para garantir o atendimento de excelência prestado pelos profissionais da associação aos alunos”, disse o governador Jorginho Mello.
Abertura
A cerimônia de abertura ocorreu às 9h30 no Centro de Eventos Purnhagen e contou com a presença da presidente da Feapaes-SC, Alice Kuerten, da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Fernanda Hermes, e da Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.
“É uma alegria muito grande estar em Rio do Sul participando desse grande momento. Inclusão, esporte e saúde são os pilares desse festival. Aqui não teremos um campeão, não tem disputa e todos saem vencedores dessa competição”, destacou a presidente da Federação Estadual das Apaes, Alice Kuerten.
O 1º Festival Paradesportivo das APAES de Santa Catarina conta com duas modalidades esportivas: corrida rústica e dominó. As competições também foram no Centro de Eventos de Rio do Sul. Das 09h30 às 17h, serão quase mil participantes das APAEs catarinenses. O evento ressalta valores como a inclusão, o respeito e a igualdade.
Feapaes-SC:
A Federação das APAEs de Santa Catarina é uma entidade de assessoramento de Assistência Social, fundada em 1993, com 198 APAEs filiadas de todo Estado, que abrangem cerca de 26 mil usuários de diversas faixas etárias, com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou com o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA).
As APAEs atuam oferecendo serviços nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, com o foco na inclusão social de seu público-alvo em prol de seus desenvolvimentos integrais.