Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Festa típica japonesa marca...

Festa típica japonesa marca 50 anos da colonização japonesa em Frei Rogério

A Associação Cultural Brasil Japão (ACBJ) em parceria com o Governo de Santa Catarina e a prefeitura municipal de Frei Rogério realizaram neste final de semana a 17ª edição da festa Sakura Matsuri também conhecida como Festa da Florada da Cerejeira. O evento foi realizado no Parque Sakura por onde passaram cerca de 2.500 pessoas entre sábado e domingo.

Izumi Honda, presidente da ACBJ, disse que o evento atrai turistas de todos os lugares para o município. “Recebemos pessoas de diversos lugares do Estado e do país.  Alguns também vêm do estrangeiro para prestigiar nossa cultura através da dança, da gastronomia típica, da exposição artesanal e das apresentações artísticas que fazemos anualmente aqui”, frisa.

A Sakura Matsuri este ano foi marcada por uma comemoração especial. Em virtude dos 50 anos da colonização nipônica do Núcleo Celso Ramos no município de Frei Rogério, foram realizadas homenagens às primeiras famílias que imigraram para a região, bem como pessoas que prestaram serviços relevantes de apoio à colônia ao longo deste meio século.

O presidente da Comissão dos 50 anos da Colonização, Hirotaka Onaka, relembrou um pouco da história da colônia. “As primeiras famílias japonesas chegaram na região em abril de 1964 e aqui iniciaram suas atividades agrícolas, destacando-se nacionalmente pela produção de nectarina, maçã, alho, flores entre outras culturas”. Segundo Onaka, muitas conquistas vieram após o desbravamento do local a exemplo dos monumentos  que foram construídos em torno da colônia como o Sino e o Museu da Paz, a Casa Octogonal e as melhorias na sede da ACBJ.  

Outra boa novidade foi anunciada na festa pelo cônsul geral do Japão, Toshio Ykeda.  O governo japonês concedeu apoio financeiro no valor  de R$ 228 mil a um projeto da prefeitura municipal de Frei Rogéiro. “Este projeto visa a reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Irmã Florentina e é concedido através de um contrato de doação do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC ) do Japão”, ressaltou.  

{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos}{text}{/article}