Festa do Produto Colonial movimenta Sul do Estado
A Festa do Produto Colonial, último evento do calendário das festas de outubro em Santa Catarina, iniciou na noite de ontem, sexta-feira, 25, em São Martinho, e segue até amanhã, domingo, 27. A comemoração iniciou 1993 para promover a integração entre as comunidades, bem como a divulgação da cidade e dos produtos feitos pelos agricultores que vivem no município.
Este foi o primeiro ano que a Festa do Produto Colonial entrou no circuito de Festas do estado, e por isso a expectativa dos organizadores é de que a cada ano o público aumente e se tornar ainda mais conhecido em todo o estado. A festa, que chega a XXI edição, é considerada a mais tradicional da cultura germânica no Sul do Estado e deve receber até o amanhã 50 mil pessoas.
A coordenadora do evento, Cristina Silva Rocha, salienta da importância do ingresso da festa no calendário de Santa Catarina. “Somos o Estado com o melhor destino turístico do país, isso se deve ao bom trabalho de divulgação de nossa secretaria de Turismo e, quando se fala em festas de outubro, o Brasil todo vem em peso à Santa Catarina. Saber que São Martinho está neste roteiro é muito satisfatório”, completa.
Cristina também comenta sobre a organização do evento. “Não é fácil realizar um evento deste porte. Temos na parte de alimentação, por exemplo, toda estrutura da Oktoberfest e ainda temos os produtos coloniais, a parte artística e o desfile. Então, tudo se resume a planejamento e esforço de toda a equipe”, relata.
O secretário Regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, ficou impressionado com a grandiosidade do evento. “É uma satisfação para nós do Governo poder colaborar com este resgate cultural. Fomos e sempre seremos parceiros da Festa do Produto Colonial porque entendemos que ela é importante para o desenvolvimento da região”, salienta.
{article Chênia Priscila Cenci – SDR Braço do Norte}{text}{/article}