Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Feiras Regionais de Matemática...

Feiras Regionais de Matemática e de Ciência e Tecnologia selecionam destaques para etapas catarinenses

feira matematica 20150913 1648501641

 Desenvolver projetos de forma lúdica, interativa ou interdisciplinar para instigar o interesse pelo conhecimento, tanto de alunos como de professores, e melhorar o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de matemática e de ciências. Esses foram alguns dos objetivos da 18ª Feira Regional de Matemática e 8ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, através da Gerência de Educação. O evento aconteceu ao longo de toda a sexta-feira, 11 de setembro, na EEB Feliciano Pires, e contou com a seleção 15 trabalhos para as categorias estaduais de ambas as feiras.

“Fiquei muito surpreso em ver a criatividade dos alunos, e isso é fundamental, pois essas pesquisas, inovações e projetos podem resultar no desenvolvimento de novos produtos ou novas alternativas trazendo inúmeros benefícios para a nossa região. Os estudantes mostraram que são capazes de ir muito além das salas de aula, e tudo isso tem que ser incentivado, já que no futuro teremos o Centro de Inovação e Tecnologia em nossa cidade, onde essas pesquisas poderão ser aplicadas”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, que participou da solenidade de abertura do evento.

Seleção

Nesta edição da Feira de Matemática, foram expostos 50 trabalhos, desenvolvidos por alunos e professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, educação superior e educação especial, bem como de pessoas da comunidade. Entre eles, 12 trabalhos foram selecionados para a etapa 31ª Feira Catarinense de Matemática, nos dias 28 a 30 de outubro, em Joinville.

Já a Feira de Ciências e Tecnologia contou com 17 trabalhos apresentados, desenvolvidos exclusivamente por escolas públicas da rede estadual de ensino. Na oportunidade, também foram selecionados três destaques nas categorias: ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, que participarão da 10ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica, em Florianópolis, também no mês de outubro.

Participação no evento

Entre os que participaram da feira, estava a aluna do terceiro ano do ensino médio da EEB Francisco Mazzola, de Nova Trento, Laiara Yuri Boso. Com o trabalho “O combustível do futuro”, ela apresentou uma alternativa de combustível para automóveis através do Nitrogênio, e viu na feira uma grande oportunidade de aprendizado. “A maior importância dessa feira são as inovações apresentadas. São projetos desenvolvidos por alunos que, se levados a sério, podem trazer muitos benefícios para a sociedade. Sem falar na troca de conhecimento e experiências com os outros alunos. Foi muito bom ter participado”, comentou.

Da mesma forma, a professora e orientadora da EEB João XXIII, de Brusque, Irani Prim, acredita que as feiras são uma forma de envolver a comunidade como um todo com os projetos apresentados. “Um trabalho de sustentabilidade, por exemplo, como o nosso, não pode ficar apenas em sala de aula. Além de envolver toda a escola, ele precisa envolver as famílias e a comunidade como um todo. E através dessa feira, vimos que isso é possível, ampliar o conhecimento e as trocas de experiências cada vez mais”, comentou.

Para o gerente de Educação da SDR Brusque, Rodrigo Cesari, que acompanhou ao longo de todo o dia o evento, poder ver tantos trabalhos desenvolvidos para ambas as feiras foi extremamente gratificante, já que mostrou os resultados da qualidade do ensino, em especial das escolas da rede estadual. “Sabemos que foram escolhidos 12 trabalhos da Feira de Matemática e três da de Ciência e Tecnologia, mas todos os outros são vencedores, já que a maior conquista que temos é a do conhecimento. Todos estão de parabéns e, com certeza, alcançamos o nosso objetivo maior, que além de promover o conhecimento é a interação entre alunos, professores e a comunidade de forma geral”, avaliou.

Confira os trabalhos selecionados para as etapas catarinenses das feiras:

– Trabalhos Destaque da 8ª Feira de Ciências e Tecnologia (categoria/ trabalho/ escola/ cidade):

*Ensino Fundamental: “A construção de uma escola sustentável” – EEB Lídia Leal Gomes (Brusque)
*Ensino Médio: “Energia alternativa e renovável” – EEB Yvonne Olinger Appel (Brusque)
*Educação Profissional: “Biodiesel” – EEB Francisco Mazzola (Nova Trento)

– Trabalhos Destaque da 18ª Feira de Matemática (categoria/ trabalho/ escola/ cidade):
*Educação Especial: “Jardimática! A Matemática Sustentável Dos Jardins” – EEB João Xxiii (Brusque)

*Educação Infantil: “Contando Com A Melhor Idade: Uma Aprendizagem Além Da Matemática” – EEF Pe. Luiz Gonzaga Steiner (Brusque)

*Anos Iniciais: “Projeto Contos De Fada – Calculando Do Era Uma Vez Ao Felizes Para Sempre” – Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt (Guabiruba)

* Anos Iniciais: “Reciclando Com A Matemática – Escola Básica Municipal Anna Othília Schlindwein (Guabiruba)

*Anos Finais: “Matemática X Dengue” – Colégio Cultura (Brusque)
*Anos Finais: “A Matemática Dos Impostos – Colégio Cultura (Brusque)
*Anos Finais: “Brincando Com A Matemática – EEB Dom João Becker (Brusque)

*Ensino Médio: “A Matemática Nas Ondas Eletromagnéticas” – EEM Yvonne Olinger Appel (Brusque)
*Ensino Médio: “Geomática” – EEM Yvonne Olinger Appel (Brusque)
*Ensino Médio: “Matemática e o Estudo do Raio” – EEB Francisco Mazzola (Nova Trento)

*Professor e Superior: “A Matemática na Prática de uma Alimentação Saudável” – EEB Osvaldo Reis (Brusque)

*Comunidade: “A Matemática Auxiliando no Combate à Obesidade Infantil – Gerência De Saúde – SDR Brusque (Brusque)

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support