Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Comércio e serviços
  4. /
  5. Feirão do Emprego em...

Feirão do Emprego em São José finaliza com mais de 200 contratações imediatas

Fotos: Mayrah Luiza/Sine

O Feirão do Emprego que aconteceu na última quinta-feira, 7, em São José recebeu cerca de 2500 pessoas e teve um índice positivo de contratações. Foram mais de 200 contratações imediatas. O evento foi realizado pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e a Câmara Municipal de São José com o objetivo de aproximar ainda mais o empregador e o trabalhador. 

O Feirão do Emprego, que aconteceu na frente da Câmara de Vereadores de São José, iniciou às 9h e terminou às 17h. Os serviços oferecidos foram ofertas de vagas de emprego por meio Sine/SC, orientação para elaboração do currículo, avaliação para obter a carteira nacional do Artesão e a feira de Artesanato. 

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o Feirão do Emprego é uma grande oportunidade para quem procura trabalho e para as empresas que precisam de mão de obra. “A melhor  inclusão social que existe é o trabalho, pois ele dignifica a pessoa, ou seja, oferece uma oportunidade de renda e sustento para as famílias. Queremos que as pessoas desempregadas entrem em 2024 com emprego garantido”, enfatiza. 

O gerente de políticas de emprego e ocupação da Sicos, Alexandre Souza, explica que em todo o Feirão do Emprego, o desejo do Estado e do Sine é que as pessoas saiam empregados, pois quem procura oportunidades pode entrar em contato direto com as empresas. “O Feirão do Emprego sempre faz a diferença. O objetivo do Governo do Estado, com apoio de municípios e instituições, é levar as oportunidades para perto das pessoas que precisam. O emprego representa a dignidade do trabalhador em colocar a comida na mesa, e o Sine tem esse papel fundamental em intermediar as vagas disponíveis entre os candidatos”, reforça. 

A supervisora do Sine de São José, Mara Gorete Ribeiro, complementa ainda que além das oportunidades, o Feirão oferece vagas para todo o tipo de público. “O melhor presente de Natal para quem está desempregado é  começar o ano com um trabalho”, destaca.  

O Câmara em Ação é uma realização da Sicos em parceria com a Escola do Legislativo Professora Eufrásia Margarida da Silva. O presidente da Câmara Municipal de São José, o vereador Matson Luís Cé ainda destaca que o feirão foi uma oportunidade de estreitar cada vez mais a relação da comunidade josefense com a Câmara Municipal. “O nosso papel, além de legislar, é estar presente e auxiliar as pessoas através de um atendimento completo e humanitário”. 

Feira de Artesanato e Emissão da Carteira do Artesão 

O Conselho do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes) da Sicos esteve presente no Feirão do Emprego para emitir ou renovar a Carteira Nacional do Artesão para profissionais do setor. Além disso, uma feira de artesanato aconteceu com vendas de peças. Para a secretária do Conselho, Fabiana Lopes Ribeiro, a participação do Ceaes nas feiras é uma oportunidade de demonstrar que o artesanato também é uma fonte de renda para a população. “Santa Catarina tem excelentes e criativos artesãos que fazem peças únicas. Obter a formalização, por meio da Carteira do Artesão significa mais valorização para a atividade e uma abertura de portas ao mercado”. 

Atendimento para MEI e conscientização sobre pirataria 

O Juro Zero é um programa em Santa Catarina que apoia o microempreendedor individual, disponibilizando empréstimos de até R$ 5 mil para pequenos negócios do estado. Uma equipe da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço estava no feirão para orientar sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Além disso, o Conselho Estadual do Combate à Pirataria também estava presente com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de enfrentar a pirataria e a sonegação fiscal.

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Mais informações: Jornalista Naim Campos - Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço - (48) 99823-0331 - e-mail: naimcamposs@gmail.com

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support