Feirantes de Ibirama receberam orientações da Cidasc e Vigilância Sanitária em reunião na ADR Ibirama
Participantes da Feira Municipal de Produtos Coloniais de Ibirama estiveram reunidos, nesta segunda-feira, 28 de março, na 14ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Ibirama, com integrantes da Cidasc, Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal e da própria ADR, para debater questões relativas ao aperfeiçoamento da própria feira, desde a questão sanitária até a oferta de novos produtos, buscando a diversificação.
Na reunião, os feirantes tiveram a oportunidade de falar sobre seus planos e os problemas enfrentados no dia a dia, bem como puderam sanar suas dúvidas sobre a questão sanitária e a possibilidade de ofertar novos produtos, para que possam investir nas instalações necessárias para que isso seja possível.
Cesar Macedo, médico veterinário da Cidasc, colocou-se à disposição, com sua esposa Madleine, que também é veterinária, para orientar os feirantes na orientação sobre os produtos de origem animal, incentivando-os a investir em pequenos projetos para se adequarem a legislação em vigor. Disse também que é fundamental melhorar cada vez mais.
Rosdalva Schroeder, da Vigilância Sanitária da Gerência de Saúde da ADR Ibirama, comentou a importância de se observar a legislação para assegurar a saúde dos consumidores. Neste sentido, anunciou para 23 de abril, sábado à tarde, na sala de reuniões da Gerência de Saúde, uma capacitação sobre Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, destinada aos feirantes e outros interessados.
Sandra Secchi, coordenadora da feira pela Prefeitura de Ibirama, lembrou que em maio a Feira Municipal completa um ano e que o propósito da municipalidade é apoiar os feirantes. E que, neste período, acompanhou o evento, buscando soluções para os problemas encontrados no dia a dia. Edna Beltrame Gesser, gerente de Agricultura da ADR Ibirama, disse que a feira é muito importante para a cidade, destacando que além do sonho e da esperança, as famílias devem buscar no evento uma fonte de renda. E se colocou à disposição no que for preciso em linhas de crédito e apoio à agricultura familiar.
Marcondes Uhlmann, da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Ibirama, falou que a prefeitura incentiva o evento e colabora com sua divulgação na Rádio Belos Vales e que cada feirante deve evitar irregularidades para que não haja problemas com a Vigilância Sanitária.
Rafael Reinicke, da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ibirama, também colocou-se à disposição das famílias participantes da feira para esclarecer dúvidas, afirmando que os produtores não se devem gastar energias naquilo que não se pode fazer. E que é sempre constrangedor atuar na fiscalização.
Os feirantes Vilando e Gisela Goebel, proprietários de uma pequena agroindústria são exemplo de persistência, pois estão com a atividade consolidada. Na reunião, ele reconheceu que só a feira não seria viável para sua sobrevivência. É preciso que cada feirante busque novos mercados. Ele já vendeu produtos para outros estados brasileiros.
Fabiana Regina Radloff, nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, da Prefeitura de Ibirama, sugeriu que os feirantes passem a fornecer produtos para as creches e escolas municipais de Ibirama como fonte de renda. Pela lei, a prefeitura deve adquirir parte da merenda de agricultores locais.
Carmen Machado, feirante produtora de doces que também abastece os mercados de Ibirama, contou sua experiência dizendo que está muito otimista com os resultados alcançados. E que quando começou foi muito difícil, pois chegou a recorrer a internet para aperfeiçoar as receitas.
Também participaram da reunião, o médico veterinário Paulo Merotto Neto e demais servidores da Prefeitura de Ibirama e participantes da Feira Municipal de Produtos Coloniais de Ibirama.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3357-8904 e (47) 8434-4810
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama