Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Feira Regional de Ciências...

Feira Regional de Ciências e Tecnologia reúne estudantes em Criciúma

O colégio estadual Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, recebeu nesta quarta-feira, 20, a V Feira Regional de Ciência e Tecnologia. O evento contou com a participação de 14 escolas e a amostra de 25 trabalhos. Três trabalhos foram escolhidos para a etapa estadual.

Para a gerente Regional de Educação, Jucilene Antonio Fernandes, o sucesso da Feira de Ciências é reflexo do esforço dos professores e interesse dos alunos. “Temos alunos que hoje são destaque nacional em esporte e ensino. Nós temos professores que foram contemplados com bolsa internacional pelo destaque do trabalho que realizou. Isso é o reflexo da escola, do trabalho dos professores e do incentivo dos nossos gestores”, ressaltou.

Para divulgar a produção científica dos alunos instigando à pesquisa científica, o evento mobilizou professores e alunos à cultura da Feira. “Queremos incentivar cada vez mais  a construção de atividades de iniciação científica na educação básica visando o conhecimento científico e tecnológico”, salientou a coordenadora da Feira, Andreia Custódio Lino.

joomplu:30377

Os trabalhos expostos foram desenvolvidos durante meses pelos estudantes com apoio dos professores. A aluna Helen de Oliveira, de 16 anos, e seus colegas da Escola Estadual Antônio Milanez Netto, apresentaram desafios e dinâmicas com a matemática. “Escolhemos este tema porque muitos alunos não gostam de matemática e acham difícil. Através de jogos e desafios podemos gerar interesse e conhecimento”, explicou.

Já o aluno Gabriel Loch, estudante do colégio Cedup Abílio Paulo de Criciúma, desenvolveu um protótipo de Máquina Auxiliada pelo Computador há mais de um ano e já pensa na faculdade. “Estou neste projeto há bastante tempo e com ajuda do professor já conseguimos chegar a um bom resultado, mas queremos usar a tecnologia para construir próteses para quem tem deficiência de membros. Futuramente quero cursar engenharia mecatrônica ou robótica”, comentou.

De acordo com o professor, Gustavo Zanette, o equipamento desenvolvido pelo aluno teve um custo de aproximadamente R$ 4 mil reais, sendo que uma máquina deste segmento tem um custo superior a R$ 120 mil. “Todas as ideias saem dos nossos alunos. Nós damos a oportunidade e todo o aporte científico para auxiliar no desenvolvimento do projeto”, assegurou.

joomplu:30375

Informações adicionais para a imprensa:

Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: 
imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support