Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Feira do Mel de...

Feira do Mel de SC recebe 55 mil visitantes e comercializa 53 toneladas de mel e derivados

Variedade de produtos das abelhas chama a atenção do público e expande o mercado para os apicultores (Fotos: Divulgação/Epagri)

Os resultados da 23ª Feira do Mel de Santa Catarina confirmaram a trajetória de sucesso desse evento que, anualmente, aproxima apicultores e consumidores para a venda direta de produtos das abelhas. Entre 8 e 11 de maio, 55 mil pessoas passaram pelo Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, e conferiram a qualidade dos produtos catarinenses. As vendas somaram 53 toneladas de mel e derivados em quatro dias de feira.

Os números destacam o poder dessa cadeia produtiva para gerar renda, incluir os pequenos produtores e fortalecer a economia. A feira reuniu 250 produtores em 26 estandes, e um desses espaços foi dedicado exclusivamente aos produtos das abelhas nativas (sem ferrão). “Essa iniciativa, promovida pela Câmara Setorial, representa um importante passo para a valorização e o reconhecimento das espécies nativas. Isso amplia as oportunidades no mercado”, avalia Rodrigo Durieux da Cunha, coordenador de apicultura na Epagri.

Produtos das abelhas

A diversidade de produtos também chamou a atenção do público. “Muitos produtores estão investindo em produtos como própolis, pão de mel, aguardente de mel e hidromel, o que não só agrega valor aos negócios, mas também amplia as opções para os consumidores”, acrescenta Rodrigo.

Feira do Mel
A Feira do Mel oportuniza o contato direto entre produtores catarinenses e consumidores

Anualmente, a Feira do Mel também promove a educação e a conscientização ambiental dos visitantes. O espaço recebeu visitas de escolas, permitindo que centenas de crianças aprendessem sobre a importância social, econômica e ambiental das abelhas, além dos benefícios dos produtos para a alimentação.

A Feira do Mel de Santa Catarina é organizada em parceria entre Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e Prefeitura de Florianópolis. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support