Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Feira do Conhecimento e...

Feira do Conhecimento e Festival da Canção movimentam escolas estaduais de Videira

feira do conhecimento eurico 20150810 1050918893

Dois eventos com o cunho educativo e cultural foram realizados pelas escolas estaduais de Videira, integrantes da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) Videira. Na sexta-feira, dia 7, foi a vez da EEB Inspetor Eurico Rauen realizar a 2ª Feira do Conhecimento, com mais de 20 projetos sendo apresentados. Nesta segunda-feira, 10, a EEB Professora Adelina Régis realizou o tradicional Festival da Canção, onde 30 estudantes participaram.

feira do conhecimento eurico 20150810 1193569698O Secretário regional, Dorival Carlos Borga, enalteceu os resultados. “Cada vez que visito as nossas escolas estaduais fico impressionado com a qualidade da educação. Quero reforçar a comunidade para que nessas oportunidades, que adentrem nas escolas e conheçam um pouco mais da nossa educação e do comprometimento de todos que fazem acontecer”, afirmou

A Feira do Conhecimento foi realizada durante os turnos da manhã e da tarde e mobilizou além de professores e estudantes, toda a comunidade escolar. Os projetos desenvolvidos de forma interdisciplinar foram apresentados por alunos selecionados em sala de aula.

O projeto intitulado “Vinho Biodinâmico” foi um dos apresentados pelos alunos do programa Mais Educação, do 4º e 5º ano. Para o desenvolvimento da atividade, vários conceitos foram aprendidos como transformação de diâmetro para raio; processo de fermentação, entre outros. Para a professora Anilde Anzanello De Bortoli, a proposta era aprofundar o conhecimento em uma iniciativa que integrasse a história de Videira. “O vinho faz parte da história, porém o vinho tradicional, já era de conhecimento dos alunos. A proposta de trabalhar com o biodinâmico visou inovar e desenvolver ainda mais conhecimentos” afirmou a professora.

Os alunos da professora Sueli Perazzoli Trindade, abordaram as vanguardas na arte e na literatura da Educação Básica. Segundo a professora, o objetivo foi promover uma leitura contextualizada que aliasse a teoria e a prática. A diretora Marisa Trindade Dambros, parabenizou todos os projetos “Foi uma feira excelente devido a qualidade dos projetos, ao empenho pedagógico bem articulado o que possibilitou aos alunos passarem por todas as etapas da pesquisa e absorverem muito conhecimento. A feira propiciou que esses belíssimos trabalhos chegassem ao conhecimento dos pais e da comunidade. Todos estão de parabéns” afirmou.

Nesta segunda-feira, dia 10, foi a vez da EEB Professora Adelina Régis, realizar a segunda edição do Festival da Canção, que mobilizou 30 alunos. Dos hinos evangélicos ao rock in roll, a unidade escolar foi palco dessa iniciativa. O Festival foi realizado pela primeira vez na semana do estudante de 2014, e foi reeditada neste ano devido ao grande sucesso.

Com a música como parte integrante da matriz curricular no Ensino Médio Inovador, os alunos puderam apresentar um pouco do que é desenvolvido em sala de aula. Além da apresentação, os melhores colocados receberam medalhas e assinaturas no Jornal Folha Diário. Para a diretora Marizete Possenti, os alunos se envolvem bastante “Tivemos um aumento no número de participações em referência ao ano passado e ficamos felizes pela qualidade visível nas apresentações. Mais do que os talentos os alunos passam a ter noções de figurino, expressão corporal, rítmica e afinação” finaliza Marizete destacando que a proposta é coordenada pelo professor de música, Julio Cesco.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}