Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Feira de negócios que...

Feira de negócios que aproxima Santa Catarina e Paraguai é lançada na Facisc

As secretarias da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) e da Articulação Internacional (SAI) participaram nesta quinta-feira, 3, do lançamento da Expo Paraguai Brasil, que vai acontecer no país vizinho entre os dias 21 e 22 de setembro e pretende aproximar ainda mais os dois países. A reunião também foi um primeiro encontro para expor as intenções do governo paraguaio em relação ao Brasil, principalmente, Santa Catarina, e vice-versa. 

O lançamento da feira aconteceu na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), reuniu autoridades políticas e empresariais, além dos secretários da Sicos, Silvio Dreveck, e da Articulação Internacional, Juliano Froehner. Também participaram do encontro, o ministro designado da Indústria e Comércio do Paraguai, Javier Gómez, a ministra da Embaixada do Paraguai em Brasília, Nímia da Silva e o presidente da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Antônio Carlos dos Santos. 

Para o secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, a relação é importante não só para Santa Catarina, mas para o Brasil. “Esta iniciativa com o Paraguai é uma oportunidade para reforçarmos os laços. É um país em pleno desenvolvimento, com políticas públicas e incentivos aos investimentos”, enfatiza.  

O secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, enfatiza que essa é uma integração importantíssima para o Estado. “Na concepção do governador Jorginho Mello, o Paraguai é um parceiro próximo e estável com quem já temos relações econômicas, mas queremos ampliar, principalmente em relação ao poder de integração de cadeias de fornecimento. Ou seja, é um país com quem queremos aumentar nossa competitividade por meio da união de forças”, reforça.

Javier Gimenez, ministro designado da Indústria e Comércio do Paraguai, compelementa que o atual presidente, Santiago Peña, vem trabalhando em estreitar alianças com o Brasil. Segundo o Ministro, o futuro do Paraguai está na integração com o Brasil. “O Paraguai é um país de oportunidades, vocês ficarão surpreendidos com o que vão conhecer, a mão de obra no Paraguai é de primeira categoria, é um povo bom de trabalhar. O setor privado é considerado prioridade pelo novo Governo. Para gerar empregos, precisamos manter impostos baixos, eficiência na gestão pública, valorização do setor privado para geração de empregos, e integração com outros países”, ressalta. 

Sobre a Expo Paraguai Brasil 

“Gerando oportunidades de negócios em um ambiente sustentável” é o tema da Expo Paraguai Brasil 2023, organizada pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), e que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro no Centro de Convenções Conmebol (cidade de Luque, Paraguai).

Nesta edição, o foco é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “Este ano estamos buscando um evento com responsabilidade social, onde as oportunidades de negócios são geradas em um ambiente sustentável”, disse o diretor da CCPB e coordenador geral do evento, Junio Dantas.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que espera que essa aproximação traga frutos para Santa Catarina e para as empresas. “Não somos concorrentes, pelo contrário, somos parceiros e precisamos estar unidos. Estamos de portas abertas para fortalecer os laços entre esses dois países que são irmãos”. 

Assessoria de Comunicação da Indústria, do Comércio e do Serviço
Pablo Mingoti | comunicacao@sde.sc.gov.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support