Feira de Ciências em Itajaí apresenta trabalhos voltados para a sustentabilidade
A EEM Elfrida Cristino da Silva, em Itajaí, sedia nesta sexta-feira, 29, a 10º Feira de Ciências e suas Tecnologias. O evento faz parte do calendário de Feiras Regionais de Ciências e Tecnologia, sendo realizado em 33 cidades de Santa Catarina. Foram expostos 15 trabalhos, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Profissionalizante de escolas dos municípios de Itapema, Itajaí, Navegantes, Camboriú, Bombinhas e Penha. A gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, visitou a feira, pela manhã. O resultado será conhecido às 17h, desta sexta-feira.
A EEB Adelaide Konder, de Navegantes, apresenta projetos visando a sustentabilidade, como a reutilização de vidro e a arquitetura sustentável. Por meio de tubos subterrâneos, envia resíduos de residências, escolas e empresas diretamente para centros de triagem de material reciclado. Energia limpa é o projeto apresentado pelos alunos da EEB Maria Tereza Garcia, de Camboriú. Com um dínamo instalado na roda traseira de uma bicicleta, é possível recarregar um telefone celular.
O reaproveitamento de alimentos é o tema escolhido pelos alunos da EEB São José, de Navegantes. São expostos alimentos feitos exclusivamente com cascas e folhas de frutas e verduras que frequentemente são descartadas. Os alunos também realizam pesquisa para conhecer os hábitos alimentares dos visitantes.
“O intuito da feira é incentivar a pesquisa e projetos com relevância social que possam fazer a diferença na comunidade em que os alunos moram”, destaca a coordenadora da Feira, Elózia Brito.
Os três melhores trabalhos disputarão a etapa estadual, em Florianópolis, em outubro, que dará bolsas de pesquisa do CNPQ Júnior, oferecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicação.
{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}