Feira de Ciências da escola Jandira D’Ávila em Joinville produz conhecimento
Analisar a simetria de um rosto com a matemática ou construir um aparelho para destilar a água salgada são iniciativas que podem ser conhecidas durante a Feira de Ciências, na Escola Estadual Jandira D’Ávila, em Joinville. Toda comunidade está convidada a visitar os 50 trabalhos de biologia, física, matemática e química expostos pelos alunos do ensino fundamental e médio. É nesta sexta, 14, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
A Feira de Ciências proporciona integração entre a escola e a comunidade e expõe projetos desenvolvidos em aula. “Queremos incentivar a atividade científica por meio da pesquisa, elaboração e execução de projetos”, destaca o diretor Alcinei da Costa Cabral.
Entre os estudos desenvolvidos tem geração de energia com latas de alumínio possíveis de ligar uma lâmpada. Também é possível ver a identificação da impressão digital por meio de uma reação química com iodo. Outras iniciativas feitas em conjunto com os professores revelam trabalho de conscientização sobre o impacto da dependência das drogas no cérebro do usuário.
A matemática na música e a perfeição das notas musicais bem como a trajetória dos planetas tendo o sol como referência são outros projetos expostos na feira. A unidade localizada no Bairro Aventureiro é polo do ensino médio inovador. “A feira é um momento de comprovar a dedicação dos alunos na produção de trabalhos que os desafiam a buscar o conhecimento”, destaca a professora do ensino médio inovador, Édna Polanczyk.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville