Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. FCEE discute política intersetorial...

FCEE discute política intersetorial para atendimento às pessoas com autismo

Imagem de 7 pessoas em mesa de reunião, ambiente interno, e texto que diz #AUTISMO “FCEE discute política intersetorial para atendimento às pessoas com autismo"

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) deu início nesta semana às tratativas para a criação de uma política intersetorial entre Saúde, Educação e Assistência Social para melhoria no atendimento às pessoas com autismo em Santa Catarina. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (10/04) reuniu no campus da FCEE, em São José, a Secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, a Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, a presidente da Federação das Associações de Amigos dos Autistas de Santa Catarina (Feamas), Catia Purnhagen Franzoi, a representante da Federação das APAEs de Santa Catarina, Nilza Eckel, e a presidente da AMA de Navegantes, Alessandra Vieira.

“Neste primeiro encontro buscamos reunir as instituições do Governo de Santa Catarina e representantes das instituições especializadas para estudarmos as possibilidades de melhorias no atendimento às pessoas com autismo no Estado, devido a alta demanda dos últimos anos e às dificuldades de prefeituras e instituições de darem conta destes atendimentos”, explicou a presidente da FCEE. “Esta reunião marca o início de um trabalho entre os órgãos e a estrutura do Governo do Estado de Santa Catarina, a pedido do Governador Jorginho Mello, para melhor atender ao público de pessoas com autismo em Santa Catarina”, acrescentou.

A presidente da FCEE também explica que uma das ideias é criar centros de referência regionais, utilizando as estruturas já existentes e descentralizando o atendimento das grandes cidades.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas, beneficiando cerca de 27 mil educandos.

Avatar
Escrito por:

FCEE Imprensa

Assessoria de Comunicação FCEE Contato: (48) 3664-4943 Email: imprensa@fcee.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support