FCEE discute em Brasília políticas para pessoas com deficiência
Foto: Gabriela Matos / MDHC
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) marcou presença esta semana em Brasília no Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para as Pessoas com Deficiência, realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e que reuniu representantes dos governos estaduais e municipais com o objetivo de fortalecer a articulação de políticas públicas voltadas para a inclusão e dignidade das pessoas com deficiência. O evento ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro e contou com a participação da presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, e da Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear, Juliana Buratto.
A ação faz parte do Novo Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo promover o diálogo entre os órgãos estaduais e municipais, incentivando a cooperação entre gestores nos níveis federal, estadual e municipal para implementação de estratégias unificadas voltadas a essa população.
Para a presidente da FCEE, o ponto alto do evento foi a troca de experiências entre os estados e municípios que estavam presentes. “Mais uma vez, percebemos que Santa Catarina vem desenvolvendo um trabalho de ponta no atendimento às pessoas com deficiência e temos muito a ganhar com essas trocas de experiências”, afirmou.
Um dos temas abordados no evento foi a implantação no Brasil do modelo de Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. A FCEE é uma das instituições estaduais que participa do projeto-piloto de implantação deste novo modelo.