Fazendas de criação de mariscos são demarcadas em Santa Catarina nesta quarta
Santa Catarina é responsável por 95% de todos os moluscos consumidos no Brasil e será o primeiro Estado do país a ter as fazendas de criação de mariscos ordenados e regularizados. Ao todo serão 812 áreas demarcadas em 12 municípios do litoral catarinense com cada área podendo ser utilizada por 20 anos. Da região Norte, estão incluídas as fazendas marinhas das cidades de Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.
Nesta quarta, 16, será feito o lançamento da Demarcação das Fazendas Marinhas de Santa Catarina, às 15h, no Centrosul, na Capital. A solenidade contará com a presença do governador Raimundo Colombo; do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa; e do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Ademir Hessmann.
Nos municípios de Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul as áreas ficam na Ilha dos Remédios, Paulas, Porto do Rei, Linguado, Capri, Vila da Glória e Enseada. A regularização envolve três ações: a aquisição de boias e estacas para sinalização já adquiridas e instalação dos equipamentos; a ocupação de forma ordenada das áreas e a orientação; e capacitação dos maricultores para a prática de produção ambientalmente responsável.
Os investimentos ultrapassam R$ 3,5 milhões em recursos do Ministério da Aquicultura e Pesca e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Em 2013, a produção de moluscos chegou a 19 toneladas com destaque para a produção da Capital, Palhoça e Penha. As cidades com demarcações serão: Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Itapema, Palhoça, Penha, Porto Belo, São José e São Francisco do Sul.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}