Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Fazenda leva mensagem de...

Fazenda leva mensagem de incentivo ao setor produtivo da Grande Florianópolis

Em encontro com empresários da Grande Florianópolis na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, levou uma mensagem de incentivo ao setor produtivo de Santa Catarina. Convidado a palestrar no evento Almoço de Ideias, apresentou um panorama do cenário econômico e das contas públicas, falou do modelo de gestão que vem implementando na Secretaria de Estado da Fazenda e da importância das relações institucionais para o Governo de Santa Catarina. Realizado pela NDTV na sede da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis – Aemflo e CDL de São José, o almoço integrou as comemorações dos 273 anos do município.

Cleverson Siewert abriu a palestra falando da visão do governador Jorginho Mello para Santa Catarina nos próximos 20 anos. O secretário defendeu um modelo de gestão voltado e comprometido com as pessoas, destacou a importância da combinação entre tecnologia e inovação, além do diálogo com a sociedade. Ao detalhar o desempenho das contas públicas nos últimos dez anos, Siewert apontou as dificuldades financeiras do Estado diante de um cenário macroeconômico desafiador. Mas a crise, reforçou, é um ponto de vista. “É claro que temos desafios pela frente, mas vamos transformá-los em oportunidades. O nosso recado, hoje, é de animação. Vocês são empresários fantásticos, que geram emprego, renda, e o Estado quer tê-los como parceiros”, disse.

Em um exemplo de incentivo aos novos negócios, o secretário observou que atualmente aproximadamente 35% do faturamento do Estado vem do atacado, mais especificamente do desempenho catarinense no comércio internacional – o desempenho de SC neste setor era menor duas décadas atrás. O resultado é semelhante à participação da indústria, que é responsável por 36% da arrecadação estadual. 

“Na minha primeira passagem pela Fazenda, criamos mecanismos de incentivo ao comércio internacional. Para minha surpresa, quando voltei à secretaria, constatei que um negócio que praticamente não existia há 20 anos, hoje garante o faturamento de praticamente 35% do Estado. Fica aqui a minha pergunta e também um desafio: qual o próximo passo que nós vamos dar? O que vamos fazer de diferente?”, perguntou o secretário. “É importante pensar no futuro. O governador Jorginho Mello sabe que precisa cuidar da folha de pagamento e das obras, mas está pensando nos próximos 20 anos. Só que não vamos conseguir pensar sozinhos, queremos a ajuda de vocês”, complementou.

Estiveram presentes no evento os secretários João Debiasi (Comunicação), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação), o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila. Também prestigiaram a palestra o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, o presidente em exercício da AEMFLO, Gilberto João Rech, e o presidente do Conselho da AEMFLO, João Moacir Will. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
Rosane Felthaus (48) 99125-8513
Roelton Maciel (47) 99938-7461

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support