Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Fazenda e CRCSC avaliam...

Fazenda e CRCSC avaliam opções para desburocratizar processos tributários em SC

Criada a pedido da Secretaria de Estado da Fazenda para buscar soluções para simplificar e desburocratizar os processos tributários, a comissão técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) apresentou os resultados dos estudos nesta quinta, 14.

Iniciado em abril, o trabalho envolveu diversas entidades da classe contábil catarinense que avaliaram os procedimentos de automatização, padronização e transparência vinculados ao Fisco.

O estudo reconheceu avanços como a dispensa da obrigatoriedade do Registro 1601 no chamado Sistema Público de Escrituração Fiscal, anunciada em agosto, a extinção da DIME a partir de junho de 2024 e o Guia Prático do Código de Benefício Fiscal.

De acordo com o secretário Cleverson Siewert, a desburocratização é uma política de Estado determinada pelo governador Jorginho Mello que trará benefícios ao ecossistema econômico.

Segundo a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Marisa Luciana Schvabe de Morais, o documento apresentado à Fazenda contemplou o olhar dos profissionais da contabilidade e dos empresários, sem desconsiderar as necessidades da administração pública.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support