Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Fazenda destaca avanços de...

Fazenda destaca avanços de gestão e cumprimento de metas em encontro de lideranças empresariais de Joinville

As ações do Governo de Santa Catarina para incentivar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico no Estado estiveram em destaque no Painel LIDE SC, realizado nesta quinta-feira, 11, em Joinville.

O fórum reuniu lideranças empresariais, gestores públicos e representantes de entidades de classe da região Norte do Estado.
Painelista convidado, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, abordou as principais realizações do governo, os avanços promovidos na organização das contas públicas, além de planos futuros e os compromissos assumidos na administração do governador Jorginho Mello.

Ao apresentar o panorama das contas do Estado, que detalhou dados das receitas e despesas estaduais nos últimos dez anos, Siewert demonstrou qual era a realidade do caixa no início da atual gestão e quais providências foram encaminhadas para reequilibrar as finanças.

O secretário enfatizou que mesmo com uma previsão de déficit de quase R$ 3 bilhões em razão de compromissos assumidos em anos anteriores, o Estado colocou as contas em dia por meio do Plano de Ajuste Fiscal, o Pafisc:

SONORA

Pela primeira vez em pelo menos duas décadas, apontou o secretário, os gastos do Executivo caíram de um ano para o outro.

Ao cortar despesas consideradas não essenciais, o governo economizou cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos catarinenses.

Conforme demonstrado no painel, o Estado já concluiu 54% das medidas planejadas para incrementar receitas (outras 46% estão em andamento). Em relação às despesas, 80% das metas já foram atingidas.

Atração de investimentos – Durante o evento, o presidente da SCPar, Renato Lacerda, e o presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista, assinaram um termo de parceria e cooperação entre as instituições para viabilizar a promoção de oportunidades e a atração de investimentos para o Estado.

“A formação de parcerias estratégicas com o setor privado é uma das nossas diretrizes para impulsionar a geração de emprego e renda. O acordo celebrado vai estimular a troca de informações, o intercâmbio de iniciativas e a aproximação institucional para que empresários e potenciais investidores nacionais e internacionais conheçam o potencial e as oportunidades de negócios em Santa Catarina”, destacou Lacerda.