Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Fazenda de Santa Catarina...

Fazenda de Santa Catarina capacita gestores para a elaboração do PPA e da LOA

Foto: Rosane Felthaus (SEF/SC)

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) realizou, nesta terça-feira,16, a primeira de uma série de capacitações para os gestores que estarão envolvidos na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024. Desenvolvido pela Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR), o treinamento contou com a participação online de mais de 200 profissionais do Poder Executivo.

Em duas horas de capacitação, os servidores conheceram as diretrizes, a metodologia, o cronograma e os próximos passos do processo que envolve a elaboração do PPA e também da LOA. A prioridade para a DIOR é contar com o apoio dos servidores de todas as secretarias e órgãos governamentais para obter contribuições importantes para o planejamento e gestão das finanças públicas estaduais. “A participação e contribuição dos servidores que estão nas secretarias e órgãos é fundamental para a construção do PPA e da LOA. O plano e a lei vão definir o nosso planejamento e as prioridades orçamentárias”, explicou a diretora Mayana dos Anjos Damiani (DIOR/SEF), que também é auditora de finanças. 

A capacitação realizada pela DIOR contou ainda com a participação da gerente Cristina Valdeci Rodrigues (Gerência de Elaboração e Acompanhamento do PPA), do gerente Sandro Luiz Barbosa (Gerência de Elaboração e Acompanhamento do Orçamento) e do auditor de finanças Jeferson Bittencourt, que integra a equipe da GEPLA. 

O Governo do Estado deve enviar o PPA 2024-2027 à Assembleia Legislativa até o dia 31 de agosto. Logo depois, em 30 de setembro, o Executivo enviará ao Legislativo o projeto da LOA 2024.

O que é

É obrigatório ao Governo  do Estado planejar todas as suas ações e também o seu orçamento.

O Plano Plurianual estabelece diretrizes, objetivos e metas que serão seguidas pelo Governo do Estado ao longo de quatro anos. O PPA tem vigência entre o segundo ano de um mandato e o final do primeiro ano do mandato seguinte e nele estão previstas a realização de programas de duração continuada ou que devem ser implementados a médio prazo. Cada um dos programas deve conter: objetivo, órgão responsável pela execução, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicadores que quantifiquem a situação que o programa visa alterar e as ações necessárias para concretizar os objetivos estabelecidos.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um instrumento de gestão, com ênfase nos aspectos financeiros e físicos, compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), e estima a receita e fixa e despesa para o período de um ano, visando o atingimento de objetivos pré-estabelecidos da política governamental.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 99125-8513

Roelton Maciel (47) 99938-7461

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support