Secretaria de Estado da Fazenda bate recorde de liberação eletrônica de importações
A Secretaria de Estado da Fazenda acaba de bater um recorde no índice de liberação automática de importações com exoneração de imposto. Em maio, apenas 1,96% dessas importações dependeram de intervenção manual de servidores do fisco catarinense, o menor percentual desde a implantação do Sistema de Liberação Eletrônica de Importações, em 2006. Atualmente, a média de Declarações de Importação liberadas manualmente por dia útil é 14. Sem o sistema, seriam 714.
A liberação eletrônica foi desenvolvida pela equipe do Sistema de Administração Tributária (SAT). Um dos principais reflexos da ferramenta é a agilidade na liberação de mercadorias com ganhos de controle fiscal. Enquanto em Santa Catarina as importações são liberadas em minutos, há Estados em que esse tempo pode demorar até 30 dias.
Em uma visita que fez no início de maio à Fazenda do Pará para apresentar o sistema de liberação eletrônica catarinense, o gestor do sistema, Cláudio Roberto de Freitas, ouviu relatos sobre empresas que preferem fazer suas importações pelo centro-sul do país e transportarem suas mercadorias por terra até o Pará a terem que importar por recintos daquele Estado. “Há casos extremos em que mercadorias estão paradas há meses. É uma distância gigantesca da realidade vivenciada em Santa Catarina”, destaca Freitas.
Assessoria de Comunicação SEF
Cléia Schmitz/Aline Cabral Vaz/Sarah Goulart