Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Fatma entrega Prêmio Fritz...

Fatma entrega Prêmio Fritz Müller a empresas que se destacam no cuidado com o meio ambiente

Instituições públicas e privadas que desenvolvem projetos de destaque em áreas como agricultura sustentável, reciclagem, educação ambiental e turismo ecológico receberam da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) o Prêmio Fritz Müller. A entrega para 13 empresas que se destacam nos cuidados com o meio ambiente foi realizada na noite de quinta-feira, 8, em Florianópolis. Além das empresas, a Fatma também homenageou com o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza o engenheiro agrônomo e fundador da Epagri, Glauco Olinger.

Fotos: Anne Caroline Anderson/Fatma

Representantes das instituições receberam o troféu do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, e dos diretores da fundação. “É justo a Fatma, como órgão ambiental do Estado, mostrar à sociedade os projetos que estão dando certo. Assim, ficam bons exemplos para outras empresas seguirem”, avalia o presidente da Fatma.

Entre os agraciados, estavam empresas como a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, que conquistou o Fritz Müller por reduzir a emissão de poluentes dos guindastes utilizados no porto. “As empresas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente porque entendem que a sustentabilidade é que vai garantir a longevidade dos seus negócios”, explica o superintendente da Portonave, Osmari Castilho Ribas.

Vida dedicada à sustentabilidade

Desenvolver a economia aliada à preservação ambiental sempre foi um desafio para o engenheiro agrônomo Glauco Olinger. Aos 94 anos, Olinger foi agraciado com o prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza, dado às pessoas físicas que desenvolvem ação em prol do meio ambiente.

Natural de Lages, Olinger foi responsável pela fundação da Acaresc, atual Epagri e precursor da agroindústria catarinense. Atualmente é consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Fome. Para o engenheiro, se um projeto em agroindústria não fosse ambientalmente correto, deveria ser dispensado. “Quando a Epagri fui fundada, o propósito principal foi a conservação do solo, que visa a conservação da natureza”, explica o engenheiro.

Os vencedores deste ano estão na página da Fatma.

Mais informações para a imprensa:
Claudia De Conto
Assessoria de Comunicação
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
E-mail: comunicacao@fatma.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 / 99172-8277
www.fatma.sc.gov.br