Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Fatma destina recursos para...

Fatma destina recursos para revitalização da Lagoa da Chica e construção da Escola Ambiental da Tapera

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) destinou R$ 1,2 milhão para construção de uma Escola Ambiental na Tapera e a revitalização da Lagoa da Chica, no bairro Campeche, ambos em Florianópolis. O recurso é fruto de um Termo de Compromisso (TC), na qual a Celesc vai liberar o valor, compensando o acidente do derramamento de óleo em 2012, no bairro Tapera. As obras devem iniciar nas próximas semanas.

O termo de compromisso e a discussão para a destinação do recurso começaram em 2013. Na época, a Fatma analisou diversos projetos ambientais, escolhendo os dois na região afetada. O novo presidente da Fundação, Alexandre Waltrick, assinou o TC na quarta-feira, 30 de abril, junto com a Celesc, Floram e Associações dos dois bairros. Ficou definido que a Floram, enquanto órgão municipal, vai gerenciar e cuidar da manutenção dos locais depois de prontos. Já as associações ficarão encarregadas de fiscalizar as obras em parceria com a Fatma.

“Ao invés de ficarmos lamentado o ocorrido, trabalhamos para diminuir qualquer impacto negativo no meio ambiente. Tanto a Fatma, quanto Celesc e comunidade estão de parabéns. Essas novas obras vão ser grandes ferramentas de educação ambiental para Florianópolis”, disse Alexandre Waltrick.

A Lagoa da Chica, localizada no Campeche, está há muito tempo assoreada e necessita, além de limpeza e recuperação do espelho d’água, de uma nova estrutura de visitação. O projeto contemplará passeio, parque, deck, casa para administração e outras estruturas similares a uma praça. Apesar de ser de competência do município, a Fatma ouviu a comunidade do bairro, através da Câmara de Vereadores, e entendeu ser o melhor para o meio ambiente e para os moradores da região.

Já a Tapera ganhará uma moderna estrutura para abrigar a escola ambiental. Como o bairro foi diretamente afetado pelo derramamento de óleo, nada mais justo que uma estrutura para levar informações e educação ambiental aos moradores. A Escola Ambiental da Tapera também foi uma reivindicação dos moradores do bairro.

Agora que a destinação dos recursos já foi efetuada, as duas associações vão precisar de autorizações da prefeitura para iniciar as obras. A intenção é que os trabalhos comecem nos próximos dias.

Informações adicionais:
Assessoria de Imprensa 
Fundação do Meio Ambiente 
E-mail: imprensa@fatma.sc.gov.br
Telefone: (48) 3216-1775

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support