Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Fase Regional da Conferência...

Fase Regional da Conferência Nacional de Educação começa por Araranguá

O Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina realiza a partir desta terça-feira, 2, a etapa Regional da Conferência Nacional de Educação (Conae). A primeira região a receber o evento é Araranguá, no sul do Estado. O encontro será no Hotel Morro dos Conventos, nesta terça e quarta-feira, a partir das 9h, e reunirá profissionais da educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais de 15 cidades da região: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Timbé do Sul, Turvo e São João do Sul.

As Conferências Intermunicipais/Regionais seguem o cronograma de discussões em preparação para a Conae 2014, que será realizada em fevereiro, em Brasília. Os 21 encontros agendados envolverão todos os municípios catarinenses e estão distribuídos nas cidades de: Araranguá, Mafra, Concórdia, Blumenau, Formosa do Sul, Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Rio do Sul, Lages, Itapiranga, Xanxerê, Caçador, Laguna, Tubarão, Florianópolis, Chapecó, Tijucas, Joaçaba e Itajaí.

Após a etapa Intermunicipal, o Fórum reunirá as deliberações de todos os encontros realizados, na Conferência Estadual da Educação. O evento estadual será em Florianópolis, entre os dias 7 e 9 de setembro, e o resultado será levado para a etapa Nacional, em fevereiro.

De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual e secretária-adjunta de Educação, Elza Moretto, Santa Catarina se destaca no âmbito nacional devido ao importante trabalho de mobilização e pela participação nas discussões. “90% dos acessos nas redes sociais da Conae Nacional são feitas por Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas. As discussões estão boas e com certeza o resultado deste trabalho trará importantes ganhos para a educação catarinense”, explica Elza.

Seguindo o tema central da Conae 2014, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, e para se preparar para o encontro nacional, Santa Catarina já realizou, este ano, 385 Conferências Livres, 275 Conferências Municipais, 7 Intermunicipais/Municipais e o lançamento da Conae Estadual.

 Além do tema central, as Conferências seguem os 7 eixos previstos no Documento Referência:

I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A Conferência Nacional de Educação tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação. 

Informações adicionais:
Edinéia Rauta 
Secretaria de Estado da Educação 
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3221-6353 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support