Fase microrregional do Moleque Bom de Bola tem equipes de Brusque e Botuverá como campeões
A equipe feminina da Escola Básica Municipal Paquetá, de Brusque, e a equipe masculina da Escola de Educação Básica João Stolte, de Botuverá, foram as campeãs da fase microrregional do Moleque Bom de Bola. Os jogos finais foram disputados na terça-feira, 29, e classificaram as duas equipes para a etapa Regional Sul, que acontece em Nova Veneza, no mês de outubro.
A competição reuniu jovens de 11 a 14 anos e contou com a participação de quatro equipes femininas e seis equipes masculinas. As disputas iniciaram no dia 21 de setembro e iriam até sexta-feira, 25, entretanto a final precisou ser prorrogada por conta das chuvas. Todos os jogos da fase microrregional foram realizados no Estádio do Olaria (Carlos Westarb), em Guabiruba Sul. A etapa teve a participação de escolas públicas e privadas, de municípios que integram a regional de Brusque: Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Tijucas.
“A nossa intenção é fazer com que o futebol seja uma ferramenta de educação e que contribua para a formação da cidadania das crianças que estão aqui, ou seja, além de proporcionar a atividade física, esse campeonato também promove a disciplina, a responsabilidade e o comprometimento com o time, com a equipe. Estamos muito felizes em poder ter oferecido essa oportunidade para esses jovens”, avaliou o integrador desportivo da Fesporte, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Osny César Müller (Chico Müller).
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, participou da entrega das premiações aos times campeões no final do evento. Da mesma forma ele acredita que mais do que um futuro esportivo, o torneio foi uma atividade educativa. “Quando jogam essas crianças e adolescentes aprendem a ter respeito pelo adversário, ao árbitro, ao técnico, o que faz com que o respeito e a disciplina sejam as mais importantes lições. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para isso”, comentou o secretário.
Avaliação positiva
Entre os times, as expectativas a partir de agora são de conquistar a fase Regional. Para o capitão do time masculino campeão, Silas Murilo Merisio, de 14 anos, a etapa microrregional foi importante, pois uniu ainda mais a equipe e pode preparar para a próxima fase. “Sempre temos disputas na escola e os que se destacaram vieram para o Moleque Bom de Bola. O campeonato foi muito bom, podemos conhecer novas pessoas, e agora vamos com tudo para a fase regional sul”, comentou.
Da mesma forma, o time feminino da EBM Paquetá também está confiante para a conquista do torneio. Segundo a líder da equipe, Elisa Cristina Zimermann, 13 anos, muito mais do que ser campeã da próxima fase, a equipe pretende continuar recebendo os outros benefícios proporcionados pelo Moleque Bom de Bola. “Aqui aprendemos a perder, a ganhar e que o importante é sempre continuar, seguir em frente. Esperamos fazer novas amizades, trocar ideias com outras jogadoras e também conquistar mais uma vitória”, completou.
Saiba mais
O Moleque Bom de Bola é um projeto da Fesporte em parceria com a Parati, que há 20 anos promove a educação por meio do esporte. Esta etapa do campeonato fez parte dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na modalidade futebol. O secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Luiz Schlidwein Filho e a coordenadora dos Programas Esportivos Escolares do município, Marcia Hochsprung Watanabe, também participou da entrega das premiações.
Classificação – Feminina
E.B M. Paquetá – Brusque
E.E.B Walter Valério Gomes – Tijucas
E.E.B Carlos Mafezzolli – Guabiruba
Classificação – Masculina
E.E.B João Stolte- Botuverá
E.E.B. Francisco Mazzolla – NovaTrento
E.E.B. Arthur Wipell- Guabiruba
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}