Farinhada em Sangão dá início à safra da mandioca em Santa Catarina nesta sexta, 12
Neste dia 12 de abril, às 8h, uma Farinhada no município de Sangão, no Sul Catarinense, dá início à safra 2024 da mandioca em Santa Catarina.
Este evento valoriza e promove a produção da hortaliça no Estado, que está presente em aproximadamente 38 mil propriedades rurais e ocupa mais de 12,5 mil hectares em SC.
A Farinhada acontece no Engenho da Rocha Alimentos. Em seguida, a programação segue no Centro de Eventos do município, onde terá palestras, concurso de pratos à base de mandioca, café e almoço com alimentos derivados da hortaliça.
A participação no evento é gratuita, mas os interessados devem se inscrever antecipadamente nos escritórios da Epagri.
A abertura da colheita da mandioca e a primeira Farinhada do ano em Santa Catarina são uma realização da prefeitura de Sangão e da Epagri, com apoio da Associação das Indústrias da Mandioca de Santa Catarina (AIMSC) e parceiros. O evento acontece como parte da programação da 1ª Festa da Cultura de Sangão.
O coordenador do Programa Olericultura da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi, comenta que apesar das perdas na colheita. ocasionadas pelas chuvas do ano passado, a abertura de uma nova safra valoriza o trabalho do agricultor e de todo o setor:
SONORA
O cultivo e o processamento da mandioca-indústria são desenvolvidos pelo trabalho familiar e estão concentrados nas regiões do Sul Catarinense, do Vale e Alto Vale do Itajaí e em alguns municípios da Grande Florianópolis.
O Litoral se destaca e os municípios de maior produção são Sangão, Jaguaruna, Araranguá, Sombrio e São João do Sul. As agroindústrias são de diferentes portes e produzem farinhas, fécula, polvilho azedo e seus derivados.
Esses alimentos abastecem o Estado, mas também são destinados ao mercado nacional e até à exportação.