Agência de Notícias SECOM

Fapesc repassa R$ 4,4 milhões para viabilizar primeiro laboratório de captura de gás carbônico do Brasil

O governador Raimundo Colombo assina nesta sexta-feira (29), em Criciúma,  convênio para transferência de recursos à Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).  A proposta da entidade foi contemplada na Chamada Pública nº 08/2013 – Valorização do Carvão Mineral, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Com isso, a SATC receberá R$ 4,4 milhões para desenvolver um projeto que deve dar origem ao primeiro laboratório de captura de gás carbônico do Brasil.

Também assinam o convênio – às 18hs desta sexta, na Associação Empresarial de Criciúma – o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, e o representante legal da SATC, Luiz Fernando Zancan. Por meio dele, os recursos serão destinados ao projeto Captura de gás carbônico proveniente da combustão de carvão mineral – Infraestrutura laboratorial, síntese e teste de novos adsorventes, idealizado ao longo de três anos, com base em estudos internacionais. O anúncio sobre a escolha do projeto foi feito na terça-feira (26) e dois dias depois (28 de novembro) já ficou combinado a assinatura do convênio nesta sexta.

“Recebemos essa notícia com bastante alegria já que é um projeto inovador e ousado. Precisamos investir em tecnologia e a captura de CO2 se mostra como uma forma viável para reduzir as emissões provenientes da combustão do carvão mineral”, observa o diretor do Centro Tecnológico do Carvão Limpo (CTCL), da SATC, Carlos Ferreira. Ele explica que agora será feita a assinatura do projeto para, na sequência, a execução, incluindo o detalhamento da planta com a avaliação, por exemplo, da melhor rota de captura de Gás Carbônico. O laboratório será construído junto ao CTCL, em Criciúma, e, conforme Ferreira, abre perspectivas para outras iniciativas de desenvolvimento tecnológico, já que faz parte de acordo internacional.

Leia também:

>>> Raimundo Colombo assina ordem de serviço para as obras da segunda etapa da rede de esgotamento sanitário de Criciúma

Informações adicionais
Jornalista Heloisa Dallanhol
E-mail 
heloisa@fapesc.sc.gov.br
Fones: (48) 3665 4812 e 84 18 11 80

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support