Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Fapesc participa do Programa...

Fapesc participa do Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está engajada no Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho. A ação do Governo do Estado visa conscientizar os servidores públicos estaduais sobre as práticas de assédio sexual e informar as vítimas sobre onde buscar auxílio.

Com o slogan “Assédio, qual é a sua régua?”, o programa tem o objetivo de provocar a reflexão sobre a diferença entre as medidas de cada um sobre o que caracteriza o assédio. Um levantamento feito pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC) revelou que 70% dos órgãos e entidades estão suscetíveis ao assédio moral ou sexual.

As ações do programa, coordenadas pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e a Polícia Civil de Santa Catarina, visam ampliar o debate e promover a conscientização sobre as consequências do assédio.

Como identificar o assédio sexual

O assédio sexual não se resume apenas ao contato físico. Gestos, insinuações, piadas e até mesmo mensagens e olhares podem ser caracterizados como assédio. Elogios que não têm conotação sexual ou flertes consensuais não se enquadram nessa categoria.

No trabalho, o assédio sexual pode ocorrer entre colegas, superiores ou terceiros. Não se restringe apenas ao ambiente de serviço, podendo acontecer em situações fora do local de trabalho, mas ligadas a ele.

A primeira recomendação em caso de assédio é quebrar o silêncio. É fundamental denunciar através das ouvidorias, acessíveis pelo site da Ouvidoria (www.ouvidoria.sc.gov.br) ou pelo telefone 0800 644 8500. Também é importante registrar o ocorrido, coletar provas e buscar suporte psicológico.

Várias instituições estão disponíveis para ajudar, como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cremv). Também há linhas diretas disponíveis, como o Disque 100 e o Ligue 180.

Na Fapesc, além da exposição de cartazes e distribuição de materiais da campanha, comunicações internas também foram emitidas a todos os colaboradores. O acesso ao material completo do programa também está disponível no site oficial da Fundação.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts